Henrique Martins
Um vídeo publicado nas redes sociais tem chamado a atenção para a situação da travessia de pedestres localizada em frente ao Serramar Parque Shopping, na Rodovia SP-55, em Caraguatatuba. O local, que antes contava com uma lombofaixa, estrutura elevada que obriga os veículos a reduzirem a velocidade. Agora, possui apenas uma faixa de pedestres no nível do asfalto, comprometendo gravemente a segurança de quem tenta atravessar.
De acordo com o vídeo, amplamente compartilhado e comentado, a mudança ocorreu após obras de recapeamento na rodovia. “Os motoristas não param, passam voando. Já teve atropelamento”, afirma o autor da publicação. A denúncia também destaca a ausência de acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e indivíduos com mobilidade reduzida, uma vez que não há rampas, sinalização adequada nem proteção física.
A principal reivindicação da comunidade é a reinstalação imediata da lombofaixa, ou a construção de uma travessia elevada e acessível. O vídeo pede ações urgentes por parte da Prefeitura de Caraguatatuba e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), reforçando que a travessia segura deve ser tratada como uma questão de segurança.
O Jornal do Litoral entrou em contato com a Prefeitura de Caraguatatuba e com o DER-SP para apurar a situação. Em resposta, a prefeitura informou que a Secretaria de Mobilidade Urbana já acionou representantes do DER na região, solicitando a reinstalação das lombofaixas. Segundo o retorno obtido pelo município, o DER se comprometeu a implantar novas lombofaixas, com sinalização e pintura adequadas, tanto em frente ao Serramar Parque Shopping quanto na altura do cemitério, no bairro Indaiá. O prazo estipulado para as intervenções é até o dia 13 de junho.
Travessia antes das abras.
Crédito imagens: Google Maps