São Sebastião se destaca no site da Setur-SP com turismo de avistamento responsável de baleias-jubarte

WhatsApp Image 2025-06-11 at 15.20.11

O município de São Sebastião ganhou destaque no site da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, abordando sobre um tema em alta neste período do ano, o turismo de avistamento responsável de baleias-jubarte na região. A cada ano, de maio a agosto, as jubartes migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas para acasalar e dar à luz aos seus filhotes.

A Setur-SP ressaltou que turismo de observação de baleias tem transformado radicalmente a dinâmica de ocupação do Litoral Norte, colocando São Sebastião no mapa dos destinos mais disputados do Estado também no inverno – e rompendo com a máxima de que as praias paulistas são destinos só de verão.

“É uma ruptura definitiva com a sazonalidade, uma experiência inesquecível que tem conquistado visitantes do nosso estado, do país e do exterior, além de gerar empregos e acionar toda a cadeia do turismo”, disse o secretário Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Centenas desses cetáceos passam pelo Canal de São Sebastião durante temporada de avistamento das majestosas jubartes, atraindo cada vez mais turistas e pesquisadores para a região. Com infraestrutura adequada e foco na preservação, São Sebastião se consolida como um dos principais destinos de turismo de avistamento de baleias no Brasil, promovendo práticas sustentáveis, educação ambiental e parcerias estratégicas que ajudam a minimizar os impactos ao meio ambiente.

A matéria da Setur-SP também destaca o impacto econômico positivo da atividade. “De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP, 120 mil pessoas devem viajar por ano para o Litoral Norte motivados pelo avistamento de baleias, o que significa uma movimentação financeira direta de R$ 138 milhões por temporada.”

O prefeito Reinaldinho Moreira reforçou o compromisso da cidade com o turismo ecológico responsável. “A observação de cetáceos é um privilégio que exige consciência ambiental. Há regras claras para garantir o bem-estar dos animais, e vamos fiscalizar com rigor para evitar qualquer impacto negativo. Queremos que essa atividade seja sustentável, respeitando a fauna e a vocação ecológica de São Sebastião”, disse à Setur-SP.

Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos em São Sebastião, os interessados podem contatar o Centro de Informações Turísticas (CIT): (12) 3892-2206 ou acessar o site www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias.

Confira a matéria completa: https://www.turismo.sp.gov.br/aliadas-de-peso-do-turismo-paulista

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam