Secretária de Meio Ambiente rebate sensacionalismo e defende atuação da Prefeitura de Ilhabela no abastecimento de água nas Ilhas da Vitória e dos Búzios

Secretária de Meio Ambiente rebate sensacionalismo e defende atuação da Prefeitura de Ilhabela no abastecimento de água nas Ilhas da Vitória e dos Búzios

Durante a sessão da Câmara Municipal, realizada na noite da última terça-feira (24), a secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Inez Fazzini, fez um pronunciamento firme em defesa das comunidades das Ilhas da Vitória e dos Búzios, diante das críticas levantadas por um vereador que, na sua opinião foram sem conhecimento técnico sobre o tema e usou o problema do abastecimento de água para promover um discurso político.

A secretária rebateu o sensacionalismo em torno da situação, lembrando que os desafios enfrentados são complexos e envolvem limitações geográficas que impedem perfuração de poços sistemas de captação ou qualquer tecnologia que não seja produção de água local ou transposição, são sistemas complexos. Segundo ela, o município realiza há anos o abastecimento emergencial de forma contínua, com logística custosa e desafiadora, especialmente agravada pelas mudanças climáticas.

“Não é qualquer R$ 500 mil que resolve o problema. É um desafio técnico e logístico imenso, agravado pelas mudanças climáticas. E, ainda assim, estamos abastecendo há anos a comunidade”, destacou Maria Inez.

Ela explicou que a responsabilidade pelo fornecimento de água é da Sabesp, conforme previsto em contrato, que inclui o atendimento às comunidades tradicionais. Desde 2019, no entanto, é a Prefeitura quem garante o abastecimento por meio de embarcações que transportam galões de água potável até as ilhas, com aumento expressivo no volume desde o início da atual gestão.

A secretária também informou que o município já encaminhou notificações à Sabesp, à agência reguladora ARSESP e ao comitê gestor do contrato, mas até o momento não obteve respostas.

“As tratativas com a Defensoria Pública se iniciaram em novembro de 2024 e na última audiência em função da ausência da Sabesp, solicitei pessoalmente o apoio da mesma para a cobrança do cumprimento das obrigações contratuais da concessionária. O problema é antigo e não se resolve com oportunismo político. Precisamos de soluções técnicas e do comprometimento da empresa contratada para garantir o direito à água dessas comunidades. Solicito o apoio de nossos vereadores nesta questão”, afirmou Maria Inez.

A Prefeitura de Ilhabela informou em nota que segue garantindo o abastecimento emergencial às populações das ilhas e já está preparada para ampliar as ações diante da estiagem, reforçando seu compromisso com o bem-estar das comunidades tradicionais e com a responsabilidade na gestão dos recursos naturais.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam