Os vereadores mirins que integram o Parlamento Jovem de São Sebastião participaram de uma visita técnica ao gabinete do prefeito Reinaldinho Moreira, na última sexta-feira (27/6). A atividade, chamada Dia do Poder Executivo, faz parte do cronograma oficial do projeto e tem como objetivo aproximar os jovens do funcionamento da administração pública municipal.
Na ocasião, os estudantes conheceram a rotina e as responsabilidades do chefe do Executivo, esclareceram dúvidas sobre a gestão da cidade e puderam conversar sobre os principais desafios enfrentados pela Prefeitura. A experiência também foi uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre a divisão dos três poderes e reforçar o compromisso com a participação cidadã.
Para Amanda Lorena, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Henrique Botelho, da Vila Amélia, o momento foi marcante. “Eu achei que foi uma experiência muito legal. Fez a gente ter um pouquinho mais de consciência sobre como é o trabalho do prefeito, qual é a rotina dele, os desafios que ele enfrenta, e entender tudo da visão do prefeito”
Davi Lima, de 14 anos, da Escola Municipal Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo, também destacou a importância da visita. “Eu achei ótimo, principalmente porque a gente está tendo novas oportunidades e aproveitando enquanto ainda somos jovens para ver coisas que nem todo mundo consegue”
“Receber os jovens do Parlamento Jovem no gabinete foi uma grande satisfação. Acredito que a política se transforma quando conseguimos inspirar novas gerações a compreender o valor do serviço público e da participação cidadã. Esses estudantes representam o futuro da nossa cidade e é fundamental que conheçam de perto o funcionamento do Poder Executivo e os desafios de administrar com responsabilidade e compromisso com a população”, afirmou Reinaldinho Moreira, prefeito de São Sebastião.
Parlamento Jovem
Desenvolvido pela parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e a Câmara de São Sebastião, o projeto tem como objetivo desenvolver o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento da democracia e a importância da participação cidadã na sociedade. Para isso, os vereadores mirins eleitos têm a oportunidade de debater e propor leis para o município.