Equipes da Defesa Civil e Trânsito, da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), e de Obras (Seo), estiveram, nesta quinta-feira, na altura do km 145 + 800 da Rodovia Dr. Manoel Hippolyto Rego (SP-55), entre as praias de Toque Toque Pequeno e Calhetas, na Costa Sul de São Sebastião, para auxiliar no controle de tráfego e segurança no local onde houve deslizamento de parte de uma mureta. Desde quarta-feira (2) o município encontra-se em estado de atenção devido às chuvas.
No momento, o trânsito no local é feito pelo sistema Pare e Siga enquanto equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do governo do Estado, avaliam o que será possível fazer em termos de contenção para evitar um escorregamento maior de terra e do leito carroçável no trecho de quase 50 metros..
O trecho está encharcado em função das chuvas constantes que caem desde o domingo no município. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 1561,8 milímetros, o que equivale a 151,8 litros de água por metro quadrado.
Entre terça-feira e esta quinta foram registradas quedas de sete árvores em casas, vias públicas e rede elétrica nos bairros de Maresias, Boiçucanga, Cambury, Juquehy e Toque Toque Pequeno. Não há informações de feridos ou remoção de moradores.
A Defesa Civil do Estado alerta que nas próximas horas a frente fria continuará atuando sobre o Litoral Paulista. Em razão desse sistema meteorológico, permanece a condição para chuvas contínuas em toda a região de São Sebastião.
O meteorologista William Minhoto explica que embora os modelos meteorológicos atuais não indiquem a ocorrência de temporais, a precipitação prevista deverá ser persistente, com intensidade variando entre fraca e moderada.
Diante desse cenário, recomenda-se atenção redobrada em áreas de risco, considerando que o solo encontra-se bastante encharcado. O risco para deslizamentos permanece elevado, sendo essencial o acompanhamento das atualizações e orientações dos órgãos oficiais.
Abrigo
Em outra frente, o abrigo de acolhimento à população em situação de rua permanece aberto. Na noite de quarta-feira, 28 pessoas procuraram o salão paroquial da Igreja Matriz para se abrigar contra o frio. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Elias Rodrigues, explica que o número tem aumentando até por conta desses moradores avisarem os colegas sobre o abrigo.
A ação é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), com a participação ativa da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), por meio da Polícia Municipal e da Defesa Civil, da Secretaria de Saúde (Sesau), do Fundo Social e de representantes da sociedade civil, como a Paróquia São Sebastião, através do padre Alessandro Coelho, e a Cáritas.
A Sedes oferece o café da manhã, enquanto o jantar é feito em parceria entre Pastoral do Povo de Rua e o Fundo Social.