O documentário ‘Clemente’, dirigido por Nelma Salomão, estreia no próximo domingo (27), às 18h, no Teatro Municipal de São Sebastião. O evento terá também uma apresentação especial do maestro Almir Clemente que convida o Bittencourt Duo para mostrar um repertório com o melhor do jazz. Com aproximadamente uma hora e meia de duração, o evento é livre para todos os públicos e tem entrada com ingresso solidário mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os interessados já podem fazer a troca do ingresso na Bilheteria do Teatro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
De acordo com a diretora, ‘Clemente’ é um retrato biográfico de um músico brasileiro preocupado com o ensino e a emoção da música. “É um curta-metragem que mergulha na trajetória e nos conhecimentos de Almir Clemente, um músico carioca, negro, compositor, regente da Banda Municipal de São Sebastião por 26 anos, e um contador de histórias dos bons”, explica Nelma. Com duração de 40 minutos, o filme mostra também o vínculo entre música e natureza da cidade, que possui cerca de 70% de seu território em área de proteção ambiental.
A diretora ressalta que quem for ao Teatro Municipal vai ver um documentário gravado em diversos cenários emblemáticos de São Sebastião, com o maestro tocando em espaços como a Casa da Música, o calçadão do bairro São Francisco, a ‘prainha do centro’, na varanda, no estúdio, sala, e até em um barco, com a Mata Atlântica ou o mar ao fundo. A trilha sonora original é assinada pelo próprio Almir Clemente, reforçando a sensibilidade e identidade da obra.
Segundo a produtora executiva e fotógrafa de cena do projeto, Nícia Guerriero, o documentário representa a valorização da memória e da cultura musical. “Produzir este filme idealizado por Nelma Salomão foi uma forma de reconhecer a grandeza de Almir Clemente e sua contribuição artística para São Sebastião. Preservar essas histórias é fundamental para inspirar novas gerações e fortalecer a cultura”, completa.
Nelma Salomão, diretora e roteirista, destaca que contar a história de Almir foi uma experiência emocionante. “Almir Clemente tem uma trajetória marcada por dedicação, afeto e sensibilidade musical. Dirigir esse documentário foi, para mim, um mergulho afetuoso em sua história e em tudo o que ele representa como músico para a cultura. Convido todos a virem assistir e também a curtir música da melhor qualidade”.
O filme conta com recursos do Edital de Fomento Cultural de São Sebastião – SP 2024, por meio do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS), uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião e da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).
A direção de fotografia e câmera é assinado por Pedro Ribaneto, captação e finalização de áudio de Erickson Freitas, produção executiva e fotos de cena de Nícia Guerriero, além de acessibilidade estruturada por Lidiane Quinsan, e comunicação por Jessyca Biazini. Para mais informações, acesse o Instagram @doc.clemente.