Ubatuba será referência do Surfe Nacional nos próximos cinco dias. A partir dessa terça-feira (22), a Praia de Itamambuca recebe a segunda etapa do Dream Tour, primeira divisão da modalidade. O local é conhecido como “Reserva Nacional do Surfe” e reúne 72 atletas das categorias masculina e feminina – entre eles, campeões e promessas da nova geração – nomes consagrados como Adriano de Souza (Mineirinho), Silvana Lima, Caio Ibelli e Wiggolly Dantas, além de jovens promessas como Ryan Kainalo.
Com status de “Reserva Nacional do Surfe”, Itamambuca volta a ser o palco de uma das principais competições do calendário brasileiro, reforçando a importância do município no cenário esportivo. O evento oferece R$ 500 mil em premiação, distribuídos de forma igualitária entre as categorias masculina e feminina. As baterias também são alternadas, garantindo visibilidade equitativa para os atletas.
“É uma alegria imensa para Ubatuba receber novamente um evento dessa magnitude. A Praia de Itamambuca é símbolo do surfe nacional e ver nossa cidade no centro das atenções reforça o quanto somos relevantes para o esporte”, destacou o coordenador de Surfe da Prefeitura de Ubatuba, Fabio Lima.
Apesar das condições desafiadoras do mar no primeiro dia, com a falta de ondas que atrasaram o cronograma previsto de 16 para 11 baterias, alguns competidores conseguiram um bom desempenho. O destaque do dia foi Weslley Dantas, que cravou a maior nota do dia: 13.50 pontos em sua bateria, garantindo vaga direta para a próxima fase. O surfista que tiver a maior a pontuação do dia recebe o prêmio dos patrocinadores.
O formato da competição segue com baterias de três atletas, nas quais apenas o vencedor avança direto.
As quatro etapas do Dream Tour são transmitidas pelo canal CBSurfPLAY no Youtube e pelo Sportv também a partir das quartas de final.
Esta etapa recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Secretária de Turismo, Secretária de Esportes e Lazer, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e suporte da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Federação de Surf do Estado de São Paulo.
Classificação após a 1ª etapa (Porto de Galinhas) :
Masculino
1º – Douglas Silva (PE) – 10.000 pts
2º – Yage Araújo (BA) – 8.000 pts
3º – Michael Rodrigues (CE) – 6.500 pts
4º – Wesley Leite (SP) – 6.500 pts
5º – Mateus Sena (RN) – 5.100 pts
Feminino
1ª – Laura Raupp (SC) – 10.000 pts
2ª – Juliana dos Santos (CE) – 8.000 pts
3ª – Alexia Monteiro (RS) – 6.500 pts
4ª – Silvana Lima (CE) – 6.500 pts
5ª – Monik Santos (PE) – 5.100 pts