Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão

54674427851_d65ca0c956_b

O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – Macc.

Até o fim do evento, sempre das 12h às 22h, o público pode prestigiar as exposições “Viva São Pedro” e “Festival do Camarão – Patrimônio Humano”. A primeira mostra apresenta uma seleção de registros fotográficos das festas de São Pedro desde a década de 70, que ocorria na casa do festeiro Sebastião Isidoro, no período da noite. Segundo a historiadora Denise Lemes, se tratava de uma festa tradicional do Santo, realizada após a procissão noturna, com bebidas, vinho quente e comidas, tudo gratuito.

“Além do Sr. Sebastião e sua esposa, Dona Zulmira, naquela época era tudo programado e feito com muito carinho por vários festeiros, como a Dona Dora, Dona Nenê, Dona Davina e Dona Maria Burihan. Na festa eram levantadas grandes fogueiras e havia brincadeiras, como quadrilha, casamento junino e pau de sebo”, conta.

Também integram a mostra, imagens do Barcos ao Mar – evento realizado no município, no qual os pescadores recebem bênçãos após o fim do período do defeso do camarão para retornarem ao mar; e do Jubileu, realizado neste ano em 29 de junho, no Dia de São Pedro. Todas as fotos pertencem ao acervo do Arquivo Municipal e da Fundacc.

A exposição também contém obras inspiradas na vida caiçara, da artista e artesã, Angélica Santos; do ambientalista e mestre da Cultura Caiçara, Pedro Caetano; e do acervo do Macc.

A exposição “Festival do Camarão – Patrimônio Humano” é inspirada no documentário intitulado com o mesmo nome, produzido em 2011, no Projeto de História Oral Recontando Caraguá, no qual o festival é retratado desde o início pelos “patrimônios humanos” da cultura da Cidade: Jac Costa, Maria Ferreira e Silvio Fernandes. São apresentados diversos registros fotográficos das edições anteriores do festival e imagens em homenagem ao artista Jac Costa (em memória), à Dona Maria Ferreira e ao Silvio Fernandes – atualmente um dos mais antigos e dedicados funcionários da Fundacc.

Além das exposições, os visitantes podem assistir à contação de causos e lendas caiçaras com Nhá Rita e Leco Borba, e com Os Dois Velhinhos pelo Mundo, sempre às 17h.

Mostra de Filmes Terra e Mar

Junto ao Espaço da Memória, foi preparada uma tenda especial adaptada para a exibição de filmes. A programação da Mostra Terra e Mar apresenta obras produzidas por cineastas da região, com a temática relacionada ao mar e às tradições da vida caiçara. As exibições são gratuitas, sempre às 18h.

Em parceria com o projeto IlhaMuseu, na sexta-feira (25) será exibido o filme “O Último Baile”, produzido e dirigido por Juliana Borges. Em 2023, a diretora de cinema registrou a Congada de São Benedito – manifestação cultural e religiosa de origem africana com mais de dois séculos de história, que se mantém viva em Ilhabela, como herança cultural de uma comunidade de antigos pescadores caiçaras.

A partir de imagens e entrevistas, nasceu seu documentário – parte do acervo museológico do IlhaMuseu, projeto de equipamento cultural que está sendo desenvolvido pela UNESCO na Ilha das Cabras, na Ilhabela. Saiba mais no site: https://ilhamuseu.org/

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam