Henrique Martins
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou, nesta terça-feira (22), do seminário “Repressão ao Mercado Ilegal de Bebidas Alcoólicas”. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) e realizado no auditório do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 1), em São José dos Campos.
Estiveram presentes diversas forças de segurança da região, como a Polícia Civil, a Polícia Militar e Guardas Civis Municipais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, como as GCMs de Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Ubatuba, Taubaté e Jacareí.
A palestra foi ministrada por Gabriel Leôncio, especialista em segurança corporativa e propriedade intelectual, advogado e consultor da Diageo, empresa global fabricante de bebidas como Black Label, Buchanan’s, Cîroc e Smirnoff. Durante o seminário, os agentes aprenderam a identificar sinais de adulteração em bebidas alcoólicas, tanto por falsificação quanto por descaminho, observando diferenças em rótulos, tampas, lacres e até sabores inexistentes.
De acordo com a GCM de Caraguatatuba, os conhecimentos adquiridos no evento são de grande importância para a atuação da corporação, especialmente em ações conjuntas com os fiscais de postura durante operações de fiscalização no comércio local.
Imagens: Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba