Henrique Martins
Na madrugada desta segunda-feira (28), as quatro cidades do Litoral Norte foram atingidas por ventos fortes. A Defesa Civil e a Marinha haviam emitido um alerta para rajadas intensas que poderiam chegar a 74 km/h, com vigência entre 00h de segunda (28) e 21h de terça-feira (29).
Em todas as cidades, os ventos causaram danos estruturais consideráveis. Confira:
Em Caraguatatuba, o Quartel do Corpo de Bombeiros foi fortemente atingido. As rajadas destelharam quase toda a estrutura e danificaram diversas janelas. Felizmente, não houve vítimas. Os bombeiros, ao perceberem o risco, agiram rapidamente e retiraram as viaturas para a área externa, evitando prejuízos maiores. (IMAGEM 01)
Imagem 01: Quartel do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Outros pontos de Caraguatatuba também foram afetados pelos ventos fortes. O Ciase Sumaré foi parcialmente destelhado, assim como a EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, que teve parte do telhado arrancada pelas rajadas. Há ainda registros de danos a veículos e residências em diferentes bairros da cidade. (IMAGEM 02 E 03)
Imagem 02: Ciase Sumaré
Imagem 03: EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, no bairro Poiares
Em São Sebastião, também há diversos relatos de prejuízos causados pelos ventos. A estrutura da quadra do bairro Enseada foi derrubada durante a madrugada, e há vários registros de quedas de árvores tanto em São Sebastião quanto em Ilhabela. (IMAGEM 04)
Imagem 04: Quadra da Enseada
Em Ubatuba, parte do telhado dos fundos da Santa Casa foi danificada, além de diversos registros de quedas de árvores. Em um dos casos, uma árvore caiu sobre o muro de uma residência. (IMAGEM 05 E 06)
Imagem 05: Atrás da Santa Casa de Ubatuba
As prefeituras das cidades afetadas já estão se mobilizando, em conjunto com os órgãos competentes, para realizar os reparos e prevenir novos danos. Novas atualizações serão publicadas pelo Jornal do Litoral assim que houver novidades.