26º Festival do Camarão celebra culinária e cultura caiçara e recebe mais de 40 mil visitantes

Festival do Camarão_Público_Gianni D'Angelo (1)

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram a 26ª edição do Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura – uma das maiores festividades do município, que visa preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento foi realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em parceria com os pescadores da Praia do Camaroeiro.

Nos 12 dias do evento, os visitantes puderam apreciar a culinária caiçara nos 17 estandes de alimentação, que ofereceram pratos diversos à base do camarão e de outras iguarias locais, além de diferentes tipos de doces artesanais. Fora a gastronomia, a programação cultural e artística contou com aproximadamente 80 atrações, entre shows musicais, apresentações de contadores de histórias e exibições de filmes de produtores locais na Mostra Terra e Mar.

Já o Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros e o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) apresentaram no Espaço da Memória, as exposições “Viva São Pedro”, retratando a vida caiçara e a fé dos pescadores; e “Festival do Camarão – Patrimônio Humano”, inspirada no documentário do Projeto de História Oral Recontando Caraguá, que homenageou três importantes nomes da cultura da Cidade: Jac Costa (em memória), Maria Ferreira e Silvio Fernandes.

O público pôde vivenciar as tradições na Casa Caiçara, que ofereceu cafezinho coado direto do fogão à lenha e bolo de fubá caseiro. No Espaço das Artes, os estandes apresentaram as obras de artistas e artesãos locais em mosaico, cerâmica, pintura em tela, mandalas, conchas, crochê e artesanato em fibra de bananeira e de taboa, entre outros tipos. Contemplando as mais diversas linguagens, uma novidade nesta edição foi o estande da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. Os integrantes realizaram troca de livros, rodas de conversa, exposição de registros do Clube da Fotografia e sorteio. Quem quiser saber mais sobre a Comissão e conhecer os autores locais pode acessar a página no Instagram @comissaoliterariacaragua.

Durante o festival, os visitantes acompanharam a cunhagem de canoa no tronco de Guapuruvu, produzida desde os primeiros entalhes, e a confecção de redes artesanais de pesca. Os estandes do Fundo Social e das Secretarias Municipais de Turismo, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com projetos de preservação ambiental e degustação de produtos da Mata Atlântica, como o Cambuci; também foram destaques desta edição.

No último domingo (27), o festival iniciou mais cedo com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara, na Praia do Centro. Foram 77 inscrições nas categorias solo feminino e masculino; dupla feminina, masculina e mista; e PCD. Logo após a competição, os participantes participaram de um almoço produzido pela equipe da Fundacc. Em seguida, foi realizada a premiação dos primeiros colocados e sorteio de brindes oferecidos pelos artistas e artesãos participantes do festival. Confira a lista dos vencedores no site www.fundacc.sp.gov.br.

Fotos: Gianni D'Angelo

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam