Henrique Martins
O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba atendeu duas grandes ocorrências de incêndio em áreas de vegetação natural entre a tarde e a noite desta segunda-feira (28), colocando em alerta moradores de bairros próximos.
O primeiro foco foi registrado por volta das 16h30, nas margens da rodovia SP-55, altura do km 85, no bairro Olaria. O fogo consumia a vegetação na encosta de um morro próximo a residências. A equipe utilizou cerca de 4 mil litros de água e abafadores para conter as chamas, que se alastravam rapidamente. A área queimada foi estimada em 10 mil metros quadrados. Ninguém ficou ferido, e o local foi deixado em segurança após o trabalho dos bombeiros.
Horas depois, por volta das 23h, um novo foco de incêndio foi registrado do outro lado da pista, nas imediações do Morro do Chocolate. A propagação das chamas foi acelerada pelos fortes ventos, e a situação chegou a representar risco para casas vizinhas. Com o auxílio de moradores, os bombeiros conseguiram conter parte do fogo com abafadores. No entanto, as chamas avançaram para uma área de lajeado de pedra de difícil acesso, onde o combate direto não foi possível. A área atingida nesta ocorrência foi estimada em 20 mil metros quadrados.
Apesar de não haver relação entre os dois focos, já que ocorreram em lados opostos da rodovia, os casos reforçam a preocupação com a prática de atear fogo em vegetações e com atitudes imprudentes, como o descarte de bitucas de cigarro em áreas secas.
Fonte e imagens: Corpo de Bombeiros