Henrique Martins
Desde terça-feira (29), equipes do Corpo de Bombeiros atuam no combate a incêndios em duas áreas de mata em Caraguatatuba: o Morro da Martin de Sá e o Morro do Chocolate. Os focos se espalharam rapidamente por conta dos ventos, exigindo uma resposta emergencial.
O plano de chamada foi acionado, e bombeiros de folga e da área administrativa foram convocados para reforçar as frentes de combate. Além disso, uma equipe do Corpo de Bombeiros de São Sebastião foi enviada para apoiar os trabalhos.
O prefeito Aguilar Junior e o secretário municipal de Segurança, César, estiveram nos locais acompanhando as ações. A Prefeitura também disponibilizou recursos como caminhão-pipa, fundamental para o combate, já que a unidade local do Corpo de Bombeiros conta atualmente com apenas um caminhão para esse tipo de operação.
O helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado ainda na terça-feira, mas não pôde atuar devido ao horário de pôr do sol e às regras de visibilidade para voo, a aeronave fica sediada em São José dos Campos e só opera durante o dia.
Apesar da gravidade da situação, todas as residências foram preservadas e protegidas pelas equipes, que se concentraram em pontos estratégicos durante toda a madrugada. “Nosso objetivo principal é evitar vítimas”, destacou um dos bombeiros da operação.
Nesta quarta-feira (30), haverá revezamento das equipes no terreno, com a chegada de mais reforços vindos de Ubatuba. O apoio aéreo segue previsto para hoje, dependendo das condições climáticas. As áreas afetadas são de difícil acesso terrestre, o que torna o suporte aéreo essencial para alcançar focos ativos.
O Corpo de Bombeiros pede calma à população e reforça que todos os recursos possíveis estão sendo empregados para controlar os incêndios, sem comprometer o atendimento de outras ocorrências na região. Em caso de novos focos, a orientação é acionar imediatamente o telefone de emergência 193.
Fonte: Corpo de Bombeiros | Imagens: Audisio Santana