O primeiro dia letivo da 7ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba foi marcado por uma programação especial nesta quinta-feira (31), com atividades voltadas ao acolhimento, integração e apresentação do curso aos 80 novos participantes do projeto. Os jovens, com idades entre 14 e 15 anos, fazem parte das regiões sul (40 alunos) e centro/norte (40 alunos) do município.
As atividades tiveram início pela manhã com hasteamento da bandeira e cerimônia de abertura no quartel do Corpo de Bombeiros, com a participação da 6ª turma (formada por alunos veteranos) e dos novos integrantes. Em seguida, os grupos se dirigiram ao Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, no qual e os veteranos compartilharam suas experiências no projeto e proporcionaram aos novatos uma visão mais ampla da proposta pedagógica e disciplinar da Guarda Mirim.
O evento contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, além da secretária de Educação, Roseli Morilla; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Antônio Carlos Júnior; da vereadora Gislaine Oliveira, a Dra. Lalá; e membros e autoridades das forças de segurança do município.
“Estamos trabalhando bastante em todo o município, com responsabilidade e eficiência. Na Educação, já são 17 escolas em tempo integral, de verdade, com alimentação digna, com experiências culturais, com esporte, com tecnologia e um salto real de produtividade. E tudo isso feito com planejamento, prevendo custos e com mais eficiência às nossas ações. O programa Guarda Mirim é um grande exemplo desse novo momento. Nesses sete meses, conseguimos reestruturar completamente o projeto, com o apoio do Daniel e de toda a equipe pedagógica, que fizeram um verdadeiro retrofit no programa. Hoje, a Guarda Mirim representa uma instituição fortalecida, que não apenas cuida disciplina, mas prepara jovens para o mercado de trabalho e para a vida. É um programa que transforma, que desenvolve o ser humano. E queremos, cada vez mais, fortalecê-lo. Parabéns a todos os profissionais envolvidos e, principalmente, a vocês, jovens, por estarem aqui, empenhados e comprometidos com esse futuro de mais oportunidades. Nossas condições já estão melhores, conseguimos tornar a gestão mais ativa, mais eficiente, e, se Deus quiser, vamos avançar ainda mais nos próximos meses. Que Deus abençoe a todos vocês”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva.
“A Secretaria de Educação está feliz em poder participar deste projeto e com o envolvimento direto de tantos parceiros importantes. É um processo novo, um projeto novo, um trabalho pedagógico cuidadosamente elaborado por uma equipe de profissionais que acreditam no potencial transformador da Educação. Desde o primeiro dia, cada etapa dessa formação tem muito a contribuir para a nossa sociedade. Desejo muito sucesso a cada um de vocês. Agradeço aos nossos diretores, que colaboraram nas parcerias fundamentais para o desenvolvimento desse projeto; ao Instituto Federal, à Polícia Militar, e à nossa Guarda Civil Municipal. Muito obrigada por confiarem nesse trabalho. E já deixo aqui meu convite: nos vemos daqui a um ano, na formatura de vocês. Sejam muito bem-vindos”, declarou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
A programação também contemplou relatos, acolhimento institucional e explanação do regimento da Guarda Mirim, além de detalhes sobre o cronograma do curso, dinâmicas de integração, depoimentos dos alunos veteranos e orientações.
O Projeto Guarda Mirim de Caraguatatuba tem como objetivo oferecer uma formação integral voltada à construção de valores e à preparação para o mercado de trabalho.
A iniciativa foi criada pela Lei Municipal nº 1.190, de 24 de agosto de 2005, Neste ano, os alunos foram selecionados pelo Edital de Processo Seletivo nº 01/2025 pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba, criada pelo Decreto nº 2.243, de 12 de junho de 2025.
Durante o curso de formação, os adolescentes participam de atividades cívicas, educativas, culturais, sociais e de lazer, com objetivo de desenvolver competências fundamentais para a vida em sociedade. A proposta visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, estimular o aproveitamento escolar e incentivar o exercício pleno da cidadania, contribuindo para a formação de jovens mais conscientes, preparados e engajados.
Enquanto estão em formação como aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale-transporte e duas refeições diárias, além de acompanhamento pedagógico e orientação sobre ética, responsabilidade e disciplina. Ao final do curso, os participantes que concluírem a formação com êxito poderão ser encaminhados para vagas de Jovem Aprendiz, conforme desempenho e disponibilidade.