A Operação SP Sem Fogo está em vigor em Caraguatatuba para reforçar a conscientização da população sobre a prevenção e o combate a incêndios florestais. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Defesa Civil do município.
Neste período do ano, considerado o mais crítico devido à baixa umidade do ar, atitudes como atear fogo, descartar bitucas de cigarro em áreas de mata ou em vias públicas estão entre as principais causas de incêndios florestais, que podem se alastrar rapidamente e causar grandes prejuízos.
Além de destruírem plantações, matas nativas, equipamentos agrícolas e construções, as chamas descontroladas causam mortes de animais silvestres e de criação, poluem o ar e prejudicam a saúde de toda a população.
Para reduzir esses riscos, a Operação SP Sem Fogo promove uma campanha de orientação em todo o estado de São Paulo. Entre as recomendações estão a construção e manutenção de aceiros nas divisas das propriedades e ao redor de matas, o corte de mato alto e a proibição de queima de lixo ou resíduos de produção.
Para evitar a circulação em áreas afetadas pelo fogo, a operação orienta os moradores a enviar o número do CEP (Código de Endereçamento Postal) por SMS para o 40199. Com isso, a Defesa Civil enviará alertas gratuitos em situações de risco ou emergência.
Em caso de atividades suspeitas ou foco de incêndio, a população deve avisar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190 ou o Disque Denúncia pelo 180. A colaboração de todos é fundamental para evitar novos focos de incêndio e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente.