A 1ª edição do “Semas em Ação” reuniu diversos serviços gratuitos voltados à população em situação de rua. O evento foi realizado na terça-feira (19) no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Caraguatatuba.
Durante a ação, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foram oferecidos serviços como atendimento em saúde bucal e corte de cabelo. Os alunos do curso de enfermagem da Unitau realizaram a aferição de pressão arterial e as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram responsáveis pela aplicação de vacinas.
O evento integrou ainda secretarias municipais e organizações do terceiro setor, com participação de profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), do Centro de Acolhida Especial (CAE), da Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP), dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Poupatempo.
Especialistas da instituição ‘Restitui’ também participaram da ação. A atuação da comunidade reforçou o objetivo em promover ações para recuperação das pessoas usuárias de álcool ou outras drogas. A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) ofereceu atividades de desenhos e exibiu filmes em uma das salas do Centro Pop para os presentes.
A programação do “Semas em Ação” contou ainda com outras apresentações culturais. Música e canto foram apresentados por profissionais e integrantes da própria comunidade atendida. Atores encenaram situações que retratam experiências e vivências de pessoas em situação de rua. Momentos de partilha e de depoimentos também foram relatados por pessoas que conseguiram superar a condição de rua com as instituições e políticas públicas do município.
O governo municipal reforça que o Centro Pop realiza diariamente mais de 80 atendimentos, que incluem banho, café da manhã e suporte de profissionais especializados.
A data escolhida para ser realizada a 1ª edição do “Semas em Ação”, dia 19 de agosto, foi determinada por ser o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, que reforça a luta pelos direitos humanos à essa população.