Projeto de coleta de bitucas cresce e retira lixo tóxico

Projeto de coleta de bitucas cresce e retira lixo tóxico

No quinto mês do programa “Ubatuba sem Bitucas”, a Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a empresa Poiato Recicla, apresenta resultados na coleta de resíduos. Entre fevereiro e julho, foram recolhidas 167.770 bitucas de cigarro, o equivalente a 67,1 kg de lixo tóxico que deixaram de ser descartados no solo, nas águas ou em aterros.

Somente em julho, o programa retirou 45.187 bitucas, totalizando 18,075 kg de resíduos. Para dimensionar o impacto, cada bituca contém mais de 7 mil substâncias químicas nocivas ao meio ambiente e à saúde pública.

Ao todo, 252 coletores foram instalados em pontos estratégicos de praias de norte a sul da cidade – sendo 20 deles na Praia Grande, uma das mais movimentadas. O projeto é financiado com recursos da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

Em relação ao mês passado foram instalados 12 coletores nos seguintes locais: Ilha do Anchieta, Ilha das Couves, Ilha Prumirim, Cachoeira do Prumirim, Cachoeira do Ipiranguinha, Cachoeira da Renata, Praça da baleia, Praça 13 de maio e Calçadão (Centro)

 

Secretaria municipal de meio ambiente

“O descarte inadequado da bituca é um dos grandes poluentes do planeta. Esse projeto alia preservação, educação ambiental e cuidado com a cidade. É um passo importante para que Ubatuba seja cada vez mais referência em sustentabilidade”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Arantes.

Além da coleta, o programa promoveu 51 atividades educativas em comunidades, escolas, pontos turísticos e associações, com palestras, oficinas e ações de sensibilização. Entre os locais contemplados estão Caçandoca, Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Itaguá, Barra Seca, Itamambuca, Félix, Almada, Camburi, Museu da Vida Marinha, Praça da Baleia e APAE.

“Estamos mostrando, com números concretos, que é possível evitar que toneladas de resíduos altamente tóxicos contaminem o meio ambiente. Mas o mais importante é que estamos mudando hábitos e gerando conscientização entre moradores e turistas”, ressaltou a representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo.

Os fumantes podem contribuir utilizando os coletores instalados e participando das atividades educativas promovidas nos bairros e praias.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam