Caraguatatuba acaba de dar um passo importante na área da saúde bucal com a inauguração de um novo consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Porto Novo. A estrutura reforça a equipe já existente e expande a cobertura para os residentes no Nova Caraguá II e Travessão.
Atualmente, a equipe do Porto Novo realiza cerca de 180 consultas por mês, já inclusas as primeiras consultas, atendimentos de urgência e retornos. Com a instalação de dois consultórios, a meta é dobrar esse número, alcançando aproximadamente 360 atendimentos mensais.
As consultas contemplam avaliações, limpezas, restaurações, cirurgias e tratamentos de urgência em casos de dor. Em média, um consultório realiza 500 procedimentos por mês. Com a nova estrutura, a expectativa é superar a marca de mil procedimentos, entre ações preventivas e curativas.
A ampliação representa a solução de uma demanda aguardada pela comunidade havia quase 14 anos. O novo consultório reduzirá a fila de espera e oferecerá mais qualidade no cuidado à saúde bucal da população.
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, acompanhou a entrega da nova estrutura. Estava acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Rafael Ghetti, e da vereadora Vilma Teixeira.
“São demandas reprimidas há mais de dois meses e que agora daremos andamento. Serão oferecidos serviços de limpezas e todo o cuidado necessário para a saúde bucal. Agora teremos capacidade para quase 500 atendimentos por mês e cerca de mil procedimentos, o que beneficia toda a população e a região sul”, disse o prefeito.
O prefeito ainda destacou os serviços de descentralização de saúde no município. “Essa conquista faz parte do nosso processo de descentralização do atendimento em saúde. Estamos colocando médicos e profissionais em todos os bairros da cidade. No Perequê-Mirim já contamos com cinco médicos; no Ademir Reis, com três equipes; no Porto Novo, com três médicos; no Morro do Algodão, com cinco médicos e um pediatra para toda a região sul; no Golfinho, com três médicos; no Tinga, com dois médicos e sete especialistas; além do Jaraguazinho, Rio do Ouro, Sumaré e Casa Branca, onde temos um centro de pediatria. Também levamos atendimento para o Jetuba, Massaguaçu e Tabatinga”, afirmou.
“É toda a cidade sendo contemplada, cada vez com mais especialidades para garantir um atendimento de qualidade para a população, especialmente para quem mais precisa. Seguimos dando um passo de cada vez e comemorando cada vitória, porque ainda temos muitas outras a conquistar”, concluiu.