Prefeitura e Porto de São Sebastião avançam no termo de cooperação para criação de Centro Tecnológico

WhatsApp Image 2025-09-01 at 18.11.05

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Planejamento (Seplan) e Governo (Segov), avançou em mais uma etapa decisiva para fortalecer a integração entre cidade e porto. Em reunião realizada na última sexta feira, (29/8), com a Companhia Docas, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) e a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), foram definidas as cláusulas do termo de cooperação técnica que formalizará a criação do Centro Tecnológico de São Sebastião, voltado ao desenvolvimento de soluções para logística portuária e inovação.

O encontro reuniu representantes das secretarias de Planejamento e da Secretaria de Governo, além de lideranças acadêmicas e do setor tecnológico, com o objetivo de alinhar inovação, políticas públicas e a vocação portuária do município.

O secretário de Planejamento, Diogo Nascimento, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “Esse termo de cooperação visa garantir serviços qualificados para atender todo o complexo portuário, desde a carga seca e a travessia das balsas até o petróleo e gás da Transpetro.

Ainda conforme ele, “nossa meta é atrair startups, qualificar a mão de obra local e estabelecer parcerias com empresas e estatais, criando também um ambiente de incentivos fiscais para novos investimentos”.

O diretor de Assuntos Portuários do município, Robson Wilson dos Santos, o Robson Ceará, ressaltou a importância da integração entre porto e cidade e lembrou que a Secretaria de Educação terá papel fundamental na preparação da rede de ensino para atender o setor.

O engenheiro Leonel Mendes, da Cia Docas, apresentou parecer jurídico favorável e anunciou a destinação de uma área estratégica próxima ao Porto para abrigar o laboratório e a operacionalidade do centro.

“Esse centro será um divisor de águas para o setor portuário e para São Sebastião. Estamos disponibilizando uma área central, próxima ao Porto, para que esse projeto saia do papel com condições reais de impactar a cidade e toda a logística portuária da região”, afirmou.

Na reunião, o professor Marcelo Vicente Forestieri, da Fatec, propôs a realização de um Hackaton – evento colaborativo, geralmente com duração de algumas horas ou dias, em que pessoas com diferentes habilidades (programadores, designers, gestores, estudantes, empreendedores etc.) se reúnem para desenvolver soluções criativas e inovadoras para um desafio específico – como marco inicial do plano de trabalho, reforçando que a instituição já discute um convênio com a Prefeitura para integrar ensino e pesquisa ao projeto.

Já o presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, destacou que sua equipe colocará à disposição toda a expertise adquirida no Porto de Santos, fortalecendo a articulação regional.

“Essa união é fundamental para transformar o Porto de São Sebastião em referência de inovação e competitividade”, declarou o presidente.

Ao final da reunião, ficou definido que o termo será encaminhado à Secretaria de Assuntos Jurídicos (Sajur) para análise jurídica e, posteriormente, seguirá para assinatura do prefeito Reinaldinho Moreira e autoridades portuárias.

Com a formalização da parceria, São Sebastião se posiciona como protagonista em um projeto que alia inovação, desenvolvimento econômico e fortalecimento da sua vocação portuária, construindo um novo capítulo na integração entre cidade e porto.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam