A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba divulgou um balanço das ocorrências atendidas pela corporação no mês de agosto. Ao todo, foram 26 registros de 20 diferentes naturezas.
O levantamento aponta a diversidade de situações atendidas pela corporação, que atua diariamente em todo o território municipal, garantindo apoio à população e a diferentes setores da administração pública.
Entre as ocorrências, destacam-se acidentes de trânsito com vítimas (3), perturbação do sossego (5), porte ilegal de arma (1), pessoa desaparecida (1) e casos de incêndio, furto e vazamento de gás com incêndio. A GCM também prestou apoio em ações específicas, como fiscalização de praia, realizada diariamente, suporte em ato demolitório por ofício judicial, além da colaboração semanal em ações de limpeza em locais com situações envolvendo pessoas em situação de rua, junto à Secretaria de Infraestrutura.
“O trabalho da GCM é desafiador diante da dimensão territorial de Ubatuba, que possui mais de 100 km de extensão, abrangendo áreas urbanas, costeiras e de mata”, relembrou o comandante Rogério Ramos dos Santos.
Para reforçar a capacidade de resposta, a corporação recebeu, na última sexta-feira, 29 de agosto, o reforço de 33 novos guardas municipais, aprovados em concurso público. Após a conclusão do curso de formação, o efetivo total da GCM passará a ser de 77 integrantes.
Balanço das ocorrências – Agosto/2025
- Acidente de trânsito com vítimas: 3
- Acidente de trânsito sem vítima: 1
- Desordem: 1
- Incêndio: 1
- Averiguação de perturbação do sossego: 5
- Auto abandonado: 1
- Averiguação de transporte irregular: 1
- Averiguação de postura: 1
- Averiguação de comércio: 1
- Apoio demolitório (ofício judicial): 1
- Averiguação de poda de árvore: 1
- Apoio à fiscalização: 2
- Apoio à infraestrutura: 1
- Apoio à Casa do Menor: 1
- Furto: 1
- Vazamento de gás com incêndio: 1
- Porte ilegal de arma: 1
- Pessoa desaparecida: 1
- Recolhimento de veículo: 1
Totais:
- Ocorrências registradas: 26
- Naturezas diferentes: 20