A Prefeitura de São Sebastião entrega nesta quarta-feira (10), às 10h, a Clínica de Hemodiálise da cidade. Esta é uma reinvindicação antiga da população, que necessita deste tipo de tratamento. A nova clínica fica à Avenida Vereador Antônio Borges, 1.104, no Varadouro, região central, e é considerado um marco para a saúde pública do município.
A nova unidade foi montada para atender até 150 pacientes por mês, iniciando neste momento visando atender até 70 pacientes do município de São Sebastião, conta com três médicos nefrologistas, equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, enfermeiros, além de sala de atendimento com cerca de 30 máquinas de diálise, dois consultórios, setor administrativo, recepção, sala de emergência, sala de reuso, Sala Amarela para atendimento de hemodiálise hepática.
De acordo com a secretária de Saúde, Laysa Pires, os pacientes atendidos serão encaminhados por meio do nefrologista da rede municipal. “Será feito o agendamento pela nossa rede para o tratamento dos pacientes que necessitem realizar a terapia renal substitutiva”, explicou.
A Clínica de Hemodiálise vai beneficiar diretamente os pacientes que antes precisavam se deslocar para realizar o tratamento em outras cidades. A hemodiálise é um tratamento em que uma máquina simula a função dos rins, limpando e filtrando o sangue para remover toxinas, excesso de líquidos e substâncias prejudiciais como sal, potássio e ureia, sendo indicada para pacientes com doença renal crônica ou insuficiência renal que impedem os rins de realizar suas funções normais.
Na avaliação do prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, a entrega da clínica é um avanço importante para a cidade. “Foram quase sete meses de economia para que a obra da clínica de hemodiálise pudesse ser realizada. Agora o sonho vai se realizar”, disse
Ele ainda acrescentou que esse é um serviço essencial, muito importante para as pessoas que vivem nesta condição. “Entregaremos à população de São Sebastião um serviço de qualidade, em um local muito mais próximo para quem precisa”.
A secretária Laysa Pires reitera o desejo de promover um atendimento de qualidade para a população e aos pacientes que necessitam deste tipo de tratamento. “Com essa inauguração, a clínica de hemodiálise reforça o compromisso da gestão em oferecer mais qualidade de vida e atendimento humanizado a nossa população”, disse a secretária.