A Unidade Regional de Ensino de Caraguatatuba realizou nesta quarta-feira (10) a solenidade de entrega do Prêmio Excelência Educacional, que reconhece o compromisso das escolas públicas municipais com a alfabetização e os bons resultados alcançados no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O evento contou com a presença do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, além da secretária de Educação, Roseli Morilla; da secretária de Educação de São Sebastião, Marta Braz; e do dirigente regional de Ensino, Jonas Ferreira da Costa.
“Trabalhamos todos os dias para oferecer o melhor para os nossos estudantes. E vamos investir muito mais. Em breve, anunciaremos o investimento de mais de R$ 60 milhões para a reforma de todas as unidades de ensino de Caraguatatuba, além da ampliação do ensino em tempo integral. Parabéns a todas as escolas pelo prêmio. Contem com o governo municipal para oferecer todas as políticas públicas necessárias para construirmos um futuro melhor para os nossos estudantes”, disse o prefeito Mateus Silva.
“Toda premiação é um reconhecimento de um trabalho realizado. Hoje celebramos nossas equipes, diretoras e coordenadoras, que se dedicam incansavelmente à alfabetização. Uma criança alfabetizada já é um sonho realizado, porque dali em diante o conhecimento a transforma em um cidadão de sucesso. Esse resultado mostra a força da parceria entre municípios e Estado e a confiança que o prefeito deposita em nossa equipe. Tenho certeza de que, em breve, todas as nossas escolas estarão premiadas”, destacou a secretária de Educação, Roseli Morilla.
“Nas instâncias administrativas, Estado e município caminham juntos para contribuir com o desenvolvimento humano pleno dos nossos munícipes, das crianças e famílias de toda a nossa região. Quanto melhor for o trabalho que entregamos hoje, maior será o potencial de cidadãos que amanhã estarão no nosso lugar. Se celebramos o avanço da alfabetização nas escolas, também celebramos o avanço da cidadania”, disse o dirigente regional de Ensino, Jonas Ferreira da Costa.
“Estado e municípios não podem ter muros nem barreiras. Nós cuidamos dos alunos e das famílias que vivem no município, e essa parceria é essencial para o progresso e o desenvolvimento dos nossos estudantes. Toda a extensão da nossa cidade foi contemplada e isso mostra que o trabalho em rede ocorre de forma linear. Isso nos dá esperança de que, juntos, conseguiremos garantir uma educação pública de qualidade”, concluiu a secretária de Educação de São Sebastião, Marta Braz.
Ainda durante o evento, teve a parlenda cantada “O Passarinho”, interpretada por estudantes de Caraguatatuba e pelo professor Nélio Velho. Em seguida, estudantes da Escola Municipal Solange de Paula, de São Sebastião, apresentaram um jogral sobre a importância da leitura. A aluna Giovana Dias Pinheiro, da Escola Maria Virgínia da Silva, também de São Sebastião, emocionou todos com uma apresentação musical.
Houve ainda a entrega das Placas Escola Ouro, símbolo de mérito, superação e compromisso com a aprendizagem. As unidades homenageadas de Caraguatatuba foram EMEI/EMEF Prof. João Baptista Gardelin, EMEI/EMEF Profa. Aida de Almeida Castro Grazioli, EMEI/EMEF Profa. Maria Thereza de Souza Castro, EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira e CIEFI Profa. Antônia Ribeiro da Silva. De São Sebastião, EM Solange de Paula, EM Prof. Dr. José Machado Rosa, EM Profa. Vilma Aparecida de Almeida Ribas e EM Profa. Maria Virgínia Silva.
Prêmio Excelência
O Governo do Estado de São Paulo premiou 470 municípios que se destacaram na alfabetização de crianças. O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Foram concedidos dois tipos de premiação – um para os municípios com escolas vencedoras no Prêmio Excelência Educacional, que reconheceu 1.171 escolas municipais de 442 cidades; e outro para os 100 municípios que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Fluência Leitora. Mais de 70 prefeituras receberam ambas as premiações.
O Prêmio Excelência Educacional tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Saresp. Cada escola tinha uma meta individual, considerando evolução de notas, complexidade da unidade, tamanho, vulnerabilidade social e se integra o regime de ensino em tempo parcial ou integral. Já o reconhecimento aos 100 municípios destaque na alfabetização levou em conta os melhores índices de fluência leitora, uma métrica essencial para avaliar o desenvolvimento das crianças.
Saiba mais: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-municipal-de-educacao/
(Foto: Hugo Labanca/PMC)