O Prefeito Toninho Colucci destacou a presença do IlhaCine – Ilhabela Film Commission no 53º Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional do Brasil, realizado de 15 a 24 de agosto, no Rio Grande do Sul. Criado em sua gestão como uma política pública inédita, o projeto já começa a abrir portas para grandes produções nacionais e internacionais, consolidando Ilhabela como novo destino estratégico do audiovisual.
Representando o município, a diretora do IlhaCine, Ana Claudia Carvalho, participou do painel “Conexões”, espaço voltado para oportunidades de mercado no setor audiovisual. Durante os encontros, foram iniciadas tratativas para a criação da REFIC – Rede de Film Commissions do Brasil, ampliando a visibilidade de Ilhabela não apenas no país, mas também no cenário internacional.
Para Colucci, o resultado confirma o potencial da iniciativa: “O IlhaCine é fruto de muito planejamento da nossa gestão. Estruturamos a cidade para receber produções com profissionalismo e organização. Isso significa gerar emprego, movimentar a economia local e dar visibilidade mundial para Ilhabela. Estamos abrindo um novo caminho para o futuro do município”, afirmou.
O projeto também foi convidado a integrar a IBEROFIC – Rede de Film Commissions Ibero-americanas, após participação em painéis com representantes da Embratur, do Ministério da Cultura e de outras film commissions do país.
Reconhecimento internacional
A representatividade alcançada já trouxe resultados concretos: Gisela Pérez, representante do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), demonstrou interesse em conhecer Ilhabela como cenário de futuras produções. Em visita ao município, percorreu locais como a Praia do Jabaquara, a Baía dos Vermelhos e o Cine Villa Bella & Clube, além de participar de um almoço no 30º Festival do Camarão com o Prefeito Toninho Colucci, o secretário de Cultura, Marquinhos Gutti, o subsecretário de Segurança, Paulo Lamblet, e a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), Heloisa Lacerda.
Sobre o IlhaCine
O IlhaCine nasceu em 2024, fruto de uma consultoria da SPCINE e da aprovação da Lei Municipal 1.636/2024, que oficializou a Film Commission de Ilhabela. Em 2025, o projeto avançou com a visita a quase 100 locações e a mobilização de todas as secretarias municipais, criando um ambiente favorável ao setor.
Idealizado e implantado na gestão Colucci, o IlhaCine estrutura o município para receber produções audiovisuais e fotográficas com profissionalismo, organização e incentivo, gerando oportunidades de emprego, movimentando a economia em períodos de baixa temporada e projetando Ilhabela como cenário de cinema em escala global.