A Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, foi classificada como finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025.
O prêmio é promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com apoio do Ministério do Turismo, e é apontado como principal reconhecimento nacional em toda a cadeia do setor, além de estar em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta edição foram registradas 109 iniciativas de turismo, das quais apenas 30 foram selecionadas para a fase final. Essas propostas provêm de 13 estados brasileiros (todas as cinco macrorregiões do país), com São Paulo liderando o número de indicações (oito finalistas) e o Pará na segunda posição (seis finalistas).
Os projetos finalistas estão distribuídos em diversas categorias – entre elas “Comunidades Locais” –, que incluem iniciativas de turismo comunitário, povos originários, quilombos e comunidades tradicionais.
Vila Turística da Praia da Cocanha
Situada na região norte do município, a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha é um exemplo de Turismo de Base Comunitária, pautada no uso sustentável dos recursos naturais e no reconhecimento da história local.
A comunidade atua na preservação e promoção da cultura caiçara e incentiva práticas turísticas responsáveis, além do respeito aos saberes tradicionais que compõem sua identidade.
Um dos destaques da vila é a Fazenda Marinha de Mexilhão, que realiza visitas guiadas, nas quais turistas e moradores têm a oportunidade de conhecer de perto as práticas da maricultura artesanal, além de visitar o rancho dos pescadores e maricultores.
Ao final do passeio, os visitantes podem degustar pratos típicos preparados na hora, como o tradicional “lambe-lambe”, feito à base de mexilhão, uma das estrelas do tradicional Festival do Mexilhão realizado anualmente no município, que celebra a culinária e a cultura local.
Os maricultores comercializam o mexilhão fresco, e mesmo os pedidos sob encomenda são colhidos no dia da entrega, o que garante sabor e qualidade. Deles derivam diversos pratos que remetem à herança caiçara e fortalecem a identidade gastronômica da região.
Reconhecimento internacional
Além de estar entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, a Vila Turística da Cocanha também concorre ao título de Melhor Vila Turística do Mundo, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O projeto recebe suporte técnico da Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba para participação em editais e processos seletivos de premiação.
A visita à Fazenda de Mexilhão da Cocanha é considerada um dos principais atrativos turísticos do município. Recentemente, o espaço recebeu representantes de 11 operadoras turísticas durante o Famtur – evento do Circuito Litoral Norte – e também os congressistas do Abeta Summit, voltado ao turismo de aventura e natureza.
Etapas finais e premiação
Os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão anunciados em cerimônia oficial, marcada para o dia 8 de dezembro, em Belém (PA). Nessa ocasião, os jurados irão divulgar as iniciativas vencedoras nas respectivas categorias do prêmio.