A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais um passo importante para ampliar o combate à criminalidade. Seguindo o planejamento estratégico, a Prefeitura está avançando com as negociações para a implantação de câmeras inteligentes de reconhecimento facial em pontos estratégicos da cidade.
Na sexta-feira (19), o prefeito Reinaldinho Moreira recebeu em seu gabinete Guilherme Nicolino, assessor militar da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, responsável pelo Programa Muralha Paulista no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
A reunião contou também com a presença do comandante da Polícia Municipal André Maciel; do presidente da Câmara, vereador Edgar Celestino; do secretário de Segurança Urbana (Segur), Rafael Nascimento; do capitão da Polícia Militar, Adriano Diniz; e de Rodrigo Drygala, diretor do Centro de Operações Integradas (COI).
O Muralha Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa combater a criminalidade através da integração de sistemas de monitoramento e inteligência, como câmeras e leitura de placas veiculares, de prefeituras, residências e comércios, unindo-os a um banco de dados estadual e a órgãos policiais para identificar e agir contra foragidos e veículos roubados em tempo real.
Em São Sebastião, o trabalho já é realizado pelo COI, que monitora placas de veículos e câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Com a adesão ao programa, o município ampliará essa estrutura para criar uma verdadeira “muralha” de vigilância, capaz de controlar a mobilidade criminal e aumentar a eficácia das ações policiais.
A nova tecnologia trará recursos ainda mais avançados, como o reconhecimento facial, além de possibilitar que os policiais municipais utilizem o sistema diretamente em seus celulares durante as ocorrências, garantindo resposta mais ágil e eficiente. Como parte de seu plano de governo, alinhada com a política de tolerância zero contra a criminalidade, a administração municipal segue trabalhando e buscando a adoção de ferramentas modernas, como o monitoramento com reconhecimento facial e sistemas integrados de análise de dados para aumentar a eficiência e segurança.
O prefeito Reinaldinho Moreira destacou que a parceria com o Estado e a adesão ao Muralha Paulista reforçam o compromisso da gestão em proteger a população.
“São Sebastião não vai tolerar a criminalidade. Estamos implantando novas tecnologias, fortalecendo nossa segurança urbana e alinhando nosso município às políticas modernas do Estado. O cidadão precisa se sentir protegido, e nossa prioridade é garantir que isso aconteça”, destacou o prefeito.
Com a integração ao Muralha Paulista e o investimento em câmeras inteligentes, São Sebastião segue avançando com ações eficientes contra a criminalidade na cidade.