O teste de aptidão física (TAF) do processo seletivo simplificado para 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal de Caraguatatuba reuniu 40 candidatos nesta segunda-feira (22), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). No TAF, 36 candidatos se classificaram para fazer o curso de formação em GVT entre os dias 29 de setembro e 19 de outubro, no Posto de Bombeiros Marítimo da Praia Martim de Sá.
A prova de corrida, de caráter eliminatório, consistiu em correr/andar no percurso de 1 km em até oito minutos. No teste de natação, de caráter classificatório e eliminatório, o candidato precisou concluir o percurso de 200 metros na piscina em no máximo de seis minutos.
Durante o curso com aulas teóricas, práticas e estágios supervisionados, os aspirantes a guarda-vidas temporários farão avaliações sobre o conteúdo programático para obter uma média final que leva em consideração descontos por faltas disciplinares, faltas e atrasos durante o curso.
As provas classificatórias vão ser aplicadas no dia 14 de outubro. O resultado final será publicado no dia 21 de outubro, no Diário Oficial, site da prefeitura e 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá.
Os aprovados atuarão nas praias do município na temporada de verão 2025/2026, sob a supervisão do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). O contrato terá 120 dias de duração (quatro meses), a partir de 29 de outubro de 2025, com carga de 40 horas/semanais ou turno de revezamento de 12hx36h, salário de R$ R$ 2.076,65, além de benefícios como vales transporte, alimentação e refeição.
Além dos 24 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) do governo municipal, mais 20 Guarda-Vidas por Tempo Determinado (GVTD) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar serão contratados pelo Governo do Estado de São Paulo para a temporada de verão em Caraguatatuba.
“Os guarda-vidas temporários, tanto da prefeitura como os do Estado, têm um papel fundamental no apoio ao Corpo de Bombeiros. Desenvolvem um trabalho de prevenção e salvamento nas praias” explicou o comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Marítimo, capitão PM Danilo Pisaneschi.