A manhã com sol e céu azul contribuiu para tornar o encerramento da Semana de Valorização à Pessoa Idosa, na base do programa Praia Acessível, em Caraguatatuba, perfeita, com uma confraternização bem animada no domingo (5).
As atividades começaram com aula de ioga com o professor Eduardo Tavolaro, passando por movimentos do Tai Chi Chuan, com o mestre Cleber Dias. Em seguida, a professora de dança Luciana Trintinalha animou os presentes com uma aula de ritmos. Depois houve pausa para um café reforçado com frutas, sucos, água e bolos.
O público participante, então, se dividiu em dois grupos, amarelo e verde, e foram encarar uma gincana de atividades com a equipe de instrutores da Praia Acessível. Teve provas de passar uma bola encaixada no queixo e pescoço para cada companheiro de time; passar duas e três bexigas cheias de água, de costas para o companheiro logo atrás; passar um cabide por meio de um barbante para o colega ao lado sem deixar cair. As gargalhadas foram garantidas. No final, todos receberam medalha de participação.
Para encerrar a manhã, o multiartista, Julio D’Zambê, rememorou a época dos discos de vinil, que embalavam os bailinhos de garagem e as festas há décadas atrás, com boa conversa, muitas recordações e músicas antigas que marcaram gerações.
Também teve a participação de alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem que fizeram a medição da pressão arterial, repassaram informações sobre os novos índices que preconizam como saudável uma pressão abaixo de 12 por 8 e deram dicas de como mantê-la saudável.
Irene Cintra, 65 anos, foi uma das pessoas que participou ativamente da programação da Semana. “Fui na abertura no Teatro Mario Covas que teve apresentações maravilhosas. Fui também nas palestras sobre longevidade saudável. Desfilei no concurso Miss e Mister 60+ e vim no encerramento, aqui, na Praia Acessível. Foi tudo maravilhoso e me diverti muito com minhas amigas e amigos”, declarou.
O casal Emídio e Gloria Borges Tomás, 63 e 67 anos, respectivamente, ficou encantado com a Semana de Valorização ao Idoso. “Mudamos para cá em março deste ano, e estamos sempre acompanhando os eventos pelas mídias sociais do prefeito, da Sepedi e do Ciapi. Estamos nos sentindo valorizados e acolhidos por Caraguatatuba”, afirmou Gloria. “A programação da Semana foi maravilhosa. Estou amando morar na cidade”, acrescentou Emídio.
Á tarde teve sessão de cinema com o filme “Ioiô de Iaiá” com o CineClube Sambaqui, no polo cultural do bairro Travessão, na Praça Jorge de Castro, aberto ao público. Um documentário que narra a relação de sete casais juntos há cerca de 50 anos e celebra o amor, o companheirismo, as lutas, os desafios do relacionamento e do envelhecimento.
Para a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, a Semana de Valorização ao Idoso, que teve inclusive a realização do 1º Fórum de Longevidade Saudável, cumpriu o seu papel de da visibilidade a este segmento da população e demonstrar que o envelhecimento pode ser saudável e ativo e que as pessoas 60+ podem e devem ser protagonistas na sua vida longeva.
“Foi uma semana maravilhosa, cheia de aprendizados, troca de saberes, união, confraternização e alegria, que realmente colocou as pessoas idosas em evidência e ressaltou sua importância na sociedade. Só tenho a agradecer todo apoio e parceria do governo municipal, Fundo Social, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa, Lar São Francisco de Assis, Vila Vicentina, Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI estrela do Mar, APAE, Asssociação das Pessoas com Deficiência do Litoral Norte (Apedel) e toda a equipe de servidores da Sepedi e do Ciapi/Acalento”, concluiu.