Surfista de São Sebastião é tricampeã brasileira de Parasurf na categoria Down

Surfista de São Sebastião é tricampeã brasileira de Parasurf na categoria Down

A atleta de São Sebastião, Jade Lie Tanaka, 20 anos, se consolidou tricampeã brasileira de Parasurf, na categoria Down, no último domingo (5/10). O Campeonato Brasileiro de Parasurf ocorreu na Praia de Ipojuca, em Porto de Galinhas (PE).

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e teve disputas nas categorias Down, Baixa Estatura, Autismo e Surdo, mostrando que o surf pode ser acessível para todos com apoio necessário.

Jade enfrentou na bateria final a atleta local de Pernambuco Larissa Costa e a carioca Giovanna Galli, vencendo com uma somatória de 6.40 (4.00 + 2.40), enquanto Larissa foi vice-campeã com a pontuação de 6.05 (3.05 + 3.00) e Giovanna terminou em terceiro lugar somando 3.80 (2.15 + 1.65).

O destaque do Campeonato Brasileiro de Parasurf 2025 foi o aumento no número de mulheres competindo. Em 2023 elas eram quatro. Este ano, foram 16 atletas inscritas, o que mostra a importância do protagonismo da atleta sebastianense dentro da modalidade e no público feminino.

“Só tenho a agradecer todos que me apoiaram. Fiquei muito feliz em ser tricampeã e fazer novas amizades nesse evento lindo”, disse a atleta.

 

História da Jade

Jade nasceu na Ilha da Magia, em Florianópolis (SC), mas com 4 anos se mudou com os pais para São Sebastião. Aprendeu a surfar com seu irmão mais velho, Pedro Tanaka, que a ensinou a mergulhar desde pequena e depois começou a levá-la para surfar.

Pedro corria campeonatos de surfe e ela sempre o acompanhava. Porém, no auge da Pandemia do Covid-19, Pedro sofreu um acidente de mergulho e não resistiu. A surfista tinha uma forte ligação com seu irmão e ele também sempre cuidava dela enquanto os pais estavam trabalhando.

“Jade sofreu muito porque era muito ligada ao irmão mais velho. Existia muito amor e segurança na relação dos dois irmãos”, conta Ana Tanaka, mãe de Jade e Pedro.

Foram dois anos de luto o que proporcionava conforto para a família era o surfe. Com isso, Jade seguiu disputando campeonatos e buscando no esporte a sua superação.

Atualmente, Jade está com 20 anos e se tornou tricampeã brasileira de parasurf. Com isso, a paratleta continua construindo uma trajetória marcante dentro da modalidade.

“Existem muitas barreiras a serem quebradas para ser atleta de surfe, exposição, medos, falta de patrocínio. Mas o fato de ela ser menina e com síndrome de down, nos mostrou algo muito mais do que pontes a serem atravessadas”, finalizou a mãe de Jade.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam