Caraguatatuba iniciou as ações em alusão à campanha Outubro Rosa no último sábado (4) para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com a realização de exames e a oferta de diversos serviços de saúde voltados ao cuidado da mulher.
As atividades foram promovidas no Centro de Referência de Saúde da Mulher, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), e seguem com outro mutirão marcado para o próximo sábado, 18 de outubro.
O mutirão do dia 4 ofereceu uma série de serviços gratuitos à população, como a coleta de exames preventivos de câncer do colo do útero (Papanicolau), mamografias, testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis, além de orientações gerais sobre saúde feminina. Ao todo, foram realizados 23 exames preventivos, 17 testes rápidos e 77 mamografias.
Três mulheres com próteses de mama, que necessitam de um tempo maior para a realização do exame, foram agendadas para os próximos dias, para que o procedimento seja realizado com mais atenção.
A atividade contou com a participação de estudantes da turma de enfermagem da Faculdade Módulo Caraguatatuba – Campus Martim de Sá, que colaboraram com a coleta de Papanicolau, além de equipe da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) para a realização dos testes rápidos.
A campanha Outubro Rosa dedica-se à promoção de um cuidado integral à saúde da mulher. A Secretaria de Saúde tem reforçado a importância de campanhas que garantam acesso da população a cuidados preventivos e diagnostico precoce de doenças, que facilitam o tratamento e a cura.
Além disso, usam da integração entre as unidades de saúde, as instituições de ensino e os profissionais da área para ampliar o alcance das ações e garantir um atendimento de qualidade.
Próximo Mutirão
As atividades serão realizadas novamente durante mutirão marcado para sábado, dia 18, das 9h às 16h, no Centro de Especialidades Médicas, localizado na Avenida Maranhão, 421, Jardim Primavera. Serão ofertados os mesmos serviços de exames preventivos, mamografias e orientações de saúde.
A participação é gratuita e não é necessário agendamento prévio para os testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis, nem para a realização das mamografias, que ocorrerão em sistema de livre demanda. Somente a coleta de papanicolau será para pacientes previamente agendadas.
Mais ações
Ainda no dia 24 de outubro está prevista uma capacitação para profissionais da rede municipal de saúde, com início às 8h, na Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), localizada na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. A programação inclui palestras sobre aspectos técnicos e comportamentais do câncer de mama, encaminhamento de casos e questões psicológicas relacionadas ao paciente.
Entre os palestrantes estão o ginecologista e obstetra Dr. Fernando Borges, a enfermeira Elizangela Santos, coordenadora do setor de oncologia municipal, e a psicóloga Jaquelina Teixeira, do Centro de Referência de Saúde da Mulher.
Confira o cronograma:
- Das 8h às 8h30 – Registro de boas-vindas
- Das 8h30 às 8h50 – Abertura
- Das 8h50 às 9h30 – Apresentação do setor
- Das 9h30 às 10h – Palestra do Dr. Fernando Borges: “Câncer de mama, aspectos técnicos, diagnóstico precoce e comportamento da doença”
- Das 10h às 10h30 – Palestra da enfermeira Elizangela Santos: “Fluxo de encaminhamento de casos de câncer de mama ao setor de oncologia municipal”
- Das 10h30 às 10h50 – Coffee break
- Das 11h às 11h30 – Palestra da psicóloga Jaquelina Teixeira: “Aspectos psicológicos da paciente com câncer de mama”
- Das 11h30 às 12h – Encerramento