Regatas em Ilhabela valem vaga para o Mundial da Juventude de Vela 2025
Ilhabela volta a ser o centro da vela nacional ao sediar a 13ª Copa Brasil de Vela, evento que reúne as principais classes olímpicas e de base do país. A competição é realizada na Escola Municipal de Vela “Lars Grael” e organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e a Federação de Vela do Estado de São Paulo.
São esperadas cerca de 80 embarcações e 120 velejadores em provas das classes ILCA 4, ILCA 6, ILCA 7, Snipe, Dingue, Finn e 470, além das categorias de base com Optimist, 420 e 29er. A Copa também valerá pelo Campeonato Brasileiro da Classe 470 e pelo Campeonato Sudeste da Classe Finn, sendo ainda uma das etapas seletivas para a formação da Seleção Brasileira de Vela Jovem de 2025.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressaltou a importância do evento para o município. “O esporte da vela faz parte da identidade de Ilhabela e é sempre uma honra receber grandes competições como a Copa Brasil. Ter cerca de 120 velejadores competindo em nossas águas, com atletas de todo o país, reforça nosso título de Capital Nacional da Vela e movimenta a economia local”.
Segundo Walter Boddener, gerente de eventos da CBVela, Ilhabela se consolida como um dos principais palcos da vela nacional. “A XIII Copa Brasil de Vela ocorre novamente em Ilhabela, Capital da Vela do Brasil, local excelente para a prática da modalidade. Com total apoio da Prefeitura, o evento promete ser muito emocionante, pois é a última etapa da seletiva para o Mundial da Juventude 2025, em Portugal. Esperamos um alto nível técnico e a presença dos melhores atletas da vela na atualidade”, destacou.
Para o diretor-secretário da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, a parceria fortalece o esporte e garante a realização de competições de alto nível. “É incrível termos um parceiro desse porte em mais um grande evento da vela nacional. Ao lado da Prefeitura de Ilhabela e com apoio total do BRB, temos certeza de que faremos uma Copa Brasil de ótimo nível técnico e excelentes regatas”, afirmou.
A competição também será uma das etapas classificatórias para a formação da Seleção Brasileira de Vela Jovem, que representará o Brasil no Mundial da Juventude, de 9 a 15 de dezembro, em Vilamoura, Portugal. De acordo com o gerente de Esportes da CBVela, Juan Sienra, a Copa representa muito mais do que uma competição, “ela é um marco estratégico na detecção e formação de novos talentos. Ilhabela, com sua tradição náutica e condições ideais de vento, oferece o cenário perfeito para que jovens velejadores possam se testar e crescer. É aqui que começa o próximo ciclo olímpico de Brisbane 2032”.

Guia de Sustentabilidade e certificação internacional
Além das regatas no Canal de São Sebastião, o evento também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Nesta edição, além da neutralização das emissões de carbono, a CBVela lançou o Guia de Sustentabilidade da Copa Brasil de Vela, com uma ampla agenda de ações ambientais e de integração com a cidade. A competição busca a certificação internacional Clean Regattas, programa global da Sailors for the Sea, adotado pela World Sailing e pela própria CBVela. A entidade também é a primeira confederação esportiva do Brasil a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, conectando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A gerente de Sustentabilidade da CBVela, Sandra Di Croce Patricio, destaca que alinhar o esporte a plataformas globais é essencial para gerar impacto positivo. “Ligar a vela brasileira aos ODS é fundamental para aprofundar a conexão entre esporte e sustentabilidade. Com o Clean Regattas, fazemos parte de um esforço coletivo global e ajudamos a gerar dados e engajamento sobre o tema”, explicou.
Durante a competição, serão realizadas ações de conscientização ambiental, coleta de resíduos, palestras sobre preservação e atividades de reaproveitamento de materiais náuticos, como velas e pipas de kite. Segundo o presidente da CBVela, Daniel Azevedo, o envolvimento dos atletas é essencial. “Atletas são referências e representam valores ligados às suas modalidades. Na vela, água e clima caminham juntos — é essencial estarmos informados e atuantes nesses temas”, afirmou.
Serviço:
13ª Copa Brasil de Vela
De 13 a 18 de outubro
Abertura: quarta-feira, 15 de outubro, às 10h30
Local: Escola Municipal de Vela “Lars Grael”
Fotos: Paulo Stefani/PMI