A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Fundação de Saúde Pública (FSPSS), intensificou a busca ativa por pessoas que não se vacinaram ou estão com vacinas atrasadas, no Dia D da Multivacinação, realizado no último sábado (18/10). Pelo menos dez equipes trabalharam durante todo o dia nos polos itinerantes, que incluíram os bairros São Francisco, Varadouro, Barequeçaba, Barra do Una, Barra do Sahy, Boraceia, Canto do Mar, Jaraguá, Olaria e Cambury.
Na ocasião, foram aplicadas 588 doses. A chefe da Vigilância Epidemiológica, Alana Framba, explica que a adesão ao Dia D neste ano foi superior a campanhas anteriores. “Nas últimas campanhas fizemos, no máximo, 40 doses no Dia D”.
Entre as doses com mais aplicações estiveram a Influenza com 169 doses aplicadas, febre amarela (67 doses), DT (40), HPV de 9 a 14 anos (32) e Hepatite B (23 doses). As outras vacinas aplicadas foram contra a Covid-19 em menores de cinco anos com sete doses, Covid em maiores de 12 anos (20 doses), além de 25 aplicações da 1ª dose contra a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.
O diretor de Atenção Básica de São Sebastião, Paulo Henrique Santana, disse que foram vacinadas pessoas de todos os grupos. “Vacinamos adolescentes, crianças, adultos e idosos. É um trabalho gratificante levarmos saúde às pessoas que não podem ir aos polos presenciais”, disse Paulo Henrique, que está à frente da gestão de 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) no município. “As pessoas receberam as equipes muito bem enquanto realizamos a ação não importa se nas ruas, nos comércios ou em casa”, ele completou.
O Dia D da Multivacinação foi realizado com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Estado de São Paulo, além de aumentar a cobertura das vacinas e a prevenção das doenças imunopreveníveis, principalmente entre crianças e adolescentes de até 15 anos.
Para a secretária de Saúde Laysa Pires, essa estratégia de levar a vacina até as pessoas é importante em um município extenso como São Sebastião. “Facilita o acesso ao imunizante e incentiva a população a manter sua caderneta de vacinação atualizada. “O Dia D é uma oportunidade para reduzirmos a transmissão e a incidência de doenças, além de ser também uma oportunidade dos pais e responsáveis atualizarem as vacinas em crianças e adolescentes”.