A Associação dos Pescadores de Boiçucanga (APB), realiza neste sábado (25), a 2ª Festa do Mexilhão. O evento será no Rancho Mestre Gilmar Furtado, na Barra do Rio Boiçucanga, e a expectativa é da participação de cerca de 200 pessoas;
Com uma extensa programação musical e diversos pratos, o evento tem como base principal o mexilhão. O presidente da APB, Ademil Flávio de Matos, estima que cerca de 80 quilos do marisco deve ser utilizado no preparo dos pratos. Entre eles, o principal é o tradicional Lambe-Lambe.
A primeira secretária da associação, Luzia Santinha, conta que o prato tem como base o arroz, bastante tempero e o mexilhão com a casca. O nome foi dado porque o arroz gruda no mexilhão, fazendo com que o consumidor tenha que soltá-lo da casca para comer.
Este prato será preparado pelo pescador Durval dos Santos, o Neto, com o apoio de Cristiane Maria que participa da ‘Cozinha das Tradições’. “Também teremos outras porções oferecidas por caiçaras que participam da festa’, completou Dona Santinha.
Este é mais um evento para o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) da comunidade pesqueira de Boiçucanga. Conforme o presidente Ademil Matos, a associação conta com cerca de 150 associados e tem buscado forma de trabalhar com produtos e ações ligadas ao povo caiçara.
Uma dessa ações é a implantação de uma Fazenda de Mexilhão no bairro. Para isso, eles contam com apoio do Sebrae e da Transpetro com vistas a colocar o projeto em andamento.
“Também contamos com a ajuda do João (Eduardo de Moraes Neto) , proprietário da Fazenda de Mexilhões que fica na Cigarras (Costa Norte de São Sebastião). O produto da nossa festa vem de lá e ele também nos ajuda com o apoio logísticos e com as técnicas de plantio que vamos usar na nossa fazenda”.
A 2ª Festa do Mexilhão também conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Santana’ (Fundass).