Noite para mulheres empreendedoras apresenta histórias inspiradoras no mundo dos negócios

54877087625_e08b5cd55a_b

No Brasil, o empreendedorismo feminino é uma realidade consolidada e em crescimento. No ano passado, de acordo com dados levantados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, esse número atingiu um recorde com 10,35 milhões de empreendedoras, o que representa cerca de 34% do total de empreendedores no país.

Em Caraguatatuba, a Secretaria Municipal de Governo e o Sebrae-SP deram início ao projeto “Todas por Elas”, para incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar o faturamento no início da alta temporadas e nas vendas de fim de ano.

No primeiro encontro realizado, terça-feira (21), a analista de Negócios do Sebrae-SP, Giulliane Bispo, proferiu a palestra “Protagonismo e Ação”. A analista abordou conceitos como empoderamento e protagonismo.

“Empoderamento é ter poder e protagonismo é usar esse poder. O empoderamento abre portas e o protagonismo faz você entrar por elas. Sejam protagonistas das suas vidas e carreiras. Não esperem salvadores”, destacou. 

Giulliane também aconselhou às mulheres empreendedoras que criem uma rede de apoio e tirem seus sonhos da gaveta e os realizem. Também não se comparem, pois a comparação paralisa. Quem admira, mira, quem compara, para. Mirem-se em pessoas inspiradoras e sejam inspiração para alguém”, ensinou.

Bispo chamou a atenção para a importância da gestão inteligente, controle financeiro, planejamento estratégico, metas e investimento em capacitação.

“O caminho do protagonismo é assumir responsabilidade total das suas escolhas. Tirar projetos da gaveta, dar passos ousados com apoio estratégico”, disse.

Em seguida teve início o painel “Mulheres Inspiradoras”, mediado por Diane Silva, engenheira química e empreendedora das franquias Unhas Cariocas e Escova Express, mentora de mulheres, apresentadora de podcast e do quadro “Beleza e Business” do programa Mais Sucesso, exibido pelo SBT. “Tinha emprego fixo como engenheira química, empreendia e cuidava de casa e filho. Em 2023, deixei o trabalho e mergulhei totalmente no mundo do empreendedorismo e amo o que faço”, afirmou.

O painel reuniu quatro empreendedoras locais, cada uma com uma trajetória única, mas todas com um ponto em comum: a capacidade de transformar desafios em oportunidades. Suas histórias reais emocionaram e motivaram o público, mostrando que é possível empreender com propósito, coragem e autenticidade.

A primeira a dar depoimento foi Bárbara Almeida, dermopigmentadora e proprietária da Clínica de Estética Bárbara Almeida Beauty Concept. Trabalhou com carteira assinada até 2020 e ao mesmo tempo empreendendo. Durante a pandemia, sofreu um acidente vascular cerebral que lhe deixou várias sequelas (mobilidade, cabelos e sobrancelhas, face) e levou dois anos para se recuperar.

“Fui buscar soluções em meio a uma grande dor e encontrei na estética, massagem relaxante e reflexologia a solução para mim. Fiz faculdade de beleza, aprendi a pedir ajuda e fui fazer várias capacitações ofertadas pelo Sebrae-SP. Hoje cuido de outras pessoas que passaram por momentos difíceis na questão de saúde.”, declarou.

Vera Costa, administradora de empresas e técnica contábil, proprietária da VCN Contábil, foi a segunda a contar sua história como empreendedora. “Comecei minha empresa de contabilidade em 1993 com duas sócias. Dois anos depois, elas saíram da sociedade e decidi manter a firma junto com meu marido. Quando comecei havia poucas mulheres contabilistas. Depois fiz Administração de Empresas, que abriu meus horizontes. Aprendi sobre Recursos Humanos, Fluxo de Caixa, Custos, Marketing, Direito e a faculdade 

me permitiu aprender a ser gestora e empresária e ainda estou aprendendo. Quero fazer a faculdade de Direito ainda”.

Costa também esteve à frente da Dellaju Cosméticos por dez anos. “Ali aprendi sobre o empresariado, o varejo e suas peculiaridades. “Vem aí, a reforma tributária. Fiquem atentas, porque muitas coisas vão mudar para empresários e empreendedores”, alertou.

Depois foi a vez bióloga especialista em análises clínicas e doenças epidemiológicas, Luciana Collacio, contar como em 14 anos, trabalhou como celetista, educou dois filhos, foi professora em faculdade e estruturou sete empresas – a rede de laboratórios Collacio.

“Tenho 50 anos, estou há 30 em Caraguatatuba e quando comecei aqui, em análises clínicas, ninguém queria trabalhar fora do horário comercial. Montei meu laboratório para trabalhar 24 horas, aos sábados, domingos e feriados, para atender hospitais. Trabalhei muitos anos na Casa de Saúde Stella Maris, onde aprendi muito. Fui dar aula para preparar alunos para o mercado de trabalho e para os meus laboratórios. O mercado carece de bons profissionais. E ainda quero expandir ainda mais minha rede”, contou.

O depoimento de Elisabete Monteiro, fundadora do Grupo Donnas, holding responsável pelas marcas “Tio Coxinha” e “Dona Mineira”; fechou o painel.  Elisabete contou como o negócio começou no quintal da própria casa com o sonho de mudar a vida de toda família. “Trabalhava das 6 da manhã até meia-noite. Fazia da massa à limpeza. Ficamos cinco anos sem fazermos retirada no caixa da empresa. Em determinado momento enfrentei uma dívida que se acumulou no valor de R$1milhão. Conseguimos com muito esforço reverter a situação. Hoje trabalho com meu marido, filhas, genro, neto e tudo flui muito bem porque nossa prioridade sempre é o melhor para a empresa.

A empresa “Tio Coxinha” tem 12 anos e a “Dona Mineira” de pães de queijo, cinco anos. O grupo tem 12 lojas franqueadas e emprega, atualmente, 50 famílias. “Proporcionamos toda assistência aos nossos franqueados para que eles tenham confiança para crescer. E primamos muito pelo controle de qualidade dos nossos produtos, pois nosso maior compromisso é com o cliente”, ressaltou.

Irlete Francisca da Silva, 55 anos, técnica em enfermagem aposentada, faz artes em crochê e costura criativa e participou do encontro. “Minha intenção é alavancar meu negócio, a “Eti Mar Artes”, e neste evento a mensagem mais importante foi “qual será meu próximo passo?”, disse.

Heloísa Helena Gonçalves, 64 anos, acredita que para empreender não há idade. “Fui gerente de vendas da Natura e durante 30 anos treinei muitas pessoas. Aposentei, mas criei a consultoria Bonita de Verdade, do básico ao extraordinário, a revolução no trabalho doméstico. Vendo produtos que facilitam o dia-a-dia na limpeza, seja em casa, hotéis, pousadas, comércio, etc. Estar aqui com outras mulheres é ótimo pela rede de contatos e pelo conhecimento”, declarou.

Estiveram presentes os organizadores do evento, a secretária de Governo Eloíza Andrade Antunes, Cauê Rubio, representante do Sebrae Aqui em Caraguatatuba e os analistas de negócios do Sebrae-SP, Alexandre Garcia e Eduardo Ilário.

O segundo encontro do projeto “Todas por Elas” será no dia 29, quarta-feira, às 19h com o tema “Marketing e Vendas off-line e on-line”. E para encerrar a trilha, no dia 4 de novembro, o tema abordado será “Atendimento que conquista clientes”. Os encontros serão realizados no Espaço Morihya Eventos, na Rua Sebastião Mariano Nepomuceno, nº 330, Centro.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam