Projeto “Sete Linhas: música e ancestralidade nos terreiros de Ilhabela” agita a Fazenda do Engenho com vivências culturais

Projeto “Sete Linhas música e ancestralidade nos terreiros de Ilhabela” agita a Fazenda do Engenho com vivências culturais (3)

A Fazenda do Engenho D’Água recebeu, no último domingo (2), o projeto “Sete Linhas: música e ancestralidade nos terreiros de Ilhabela”, um dos contemplados pelo Programa de Estímulo à Cultura (PEC) da Prefeitura de Ilhabela e da Secretaria de Cultura.

Idealizado pelo DJ e produtor cultural Kost, o projeto uniu performance musical, arte e vivência comunitária em uma tarde dedicada à celebração dos saberes afro-brasileiros e à reafirmação da presença e resistência da comunidade negra no município.

O evento contou com apresentações da Turma do Morro, projeto do espaço cultural Pés no Chão; da discotecagem “Sete Linhas”, com DJ Kost e Bixo do Mato; e do samba de roda rural, conduzido pelo contramestre de capoeira Alex Felix. As atrações proporcionaram ao público uma imersão sensorial e simbólica nas sonoridades, tradições e expressões artísticas afro-brasileiras.

Durante a vivência, o público pôde conhecer um DJ set inédito, resultado de uma pesquisa que ressignifica a musicalidade afro e valoriza a memória ancestral por meio do som. As faixas apresentadas, criadas a partir da filosofia e da cosmovisão africana, ressaltam a potência criativa e espiritual da comunidade negra ao conectar arte, fé e resistência.

“O valor simbólico do projeto está em fazer com que as pessoas se enxerguem através da música preta da diáspora e preservar as culturas tradicionais de matriz africana da cidade de Ilhabela. Para mim, é importante contribuir com a cultura da minha cidade nesse meu novo trabalho com a música afro”, destacou Kost.

 

Sobre o projeto

O “Sete Linhas” reúne os resultados da trajetória de pesquisa do Coletivo Na Subida do Morro, que atua no fortalecimento das vozes periféricas e dissidentes da cidade ao trazer à tona histórias e expressões que compõem a identidade cultural do município desde sua fundação.

A última apresentação do edital ocorrerá neste sábado (8), a partir das 20h, no espaço cultural Pés no Chão, após o espetáculo Ntanga. Na ocasião, o público poderá prestigiar a última performance de discotecagem “Sete Linhas”, com DJ Kost e Bixo do Mato, que encerrará o ciclo do projeto com mais uma celebração de arte e ancestralidade.

Em breve, o grupo lançará em suas redes sociais, no Instagram e no Youtube, o minidocumentário “Sete Linhas”, resultado do estudo e das vivências do projeto. A produção inclui conversas com líderes de terreiros do município que ampliam a reflexão sobre identidade e cultura afro-brasileira.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam