Por Danilo Costa
Com a chegada do período das chuvas fortes, a Defesa Civil de São Sebastião deu início nesta quarta-feira (5) a uma série de simulados de evacuação em bairros considerados de risco.
O primeiro treinamento acontece na Vila Sahy, comunidade que ficou marcada pelas chuvas de 2023, uma das maiores tragédias climáticas do Brasil, que deixou dezenas de mortos e famílias desabrigadas.
De acordo com o cronograma divulgado pela administração municipal, os simulados seguem por quase um mês e serão realizados em diferentes bairros do município.
Após o início na Vila Sahy, no dia 5 de novembro, o próximo exercício acontece em Juquehy, no dia 7. Em seguida, será a vez dos moradores do Jaraguá participarem, no dia 12.
Na sequência, o treinamento chega ao bairro Boiçucanga, no dia 14, e depois à Topolândia, em 19 de novembro.
Já no fim do mês, as equipes realizam o simulado no Morro do Abrigo, no dia 26, e em Itatinga, no dia 28. O encerramento das atividades está previsto para 3 de dezembro, com a última ação em Maresias.
Em cada local, as atividades começam às 9h e contarão com o apoio de diversas forças de segurança. Durante o exercício, os participantes recebem orientações sobre rotas de fuga, pontos de encontro e cuidados básicos que podem salvar vidas diante de um alerta real.
Foto: Reprodução/ UOL









