A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), abriu uma Consulta Pública para que a população, entidades e institutos possam dar suas contribuições para o Plano Municipal de Contingência (Plamcon).
Este plano tem como finalidade estabelecer procedimentos, responsabilidades e ações preventivas e emergenciais a serem adotadas em situações de risco, desastre ou calamidade pública. Seu principal objetivo é assegurar uma resposta rápida, eficiente e coordenada, minimizando os impactos à população, ao meio ambiente e aos bens públicos e privados.
A consulta estará aberta até o dia 17 de novembro e os interessados em dar sua contribuição pode acessar o link https://tinyurl.com/y4sex5mp.
Para conhecer mais sobre o Plamcon, o link a ser acessado é o https://tinyurl.com/36a35t3t.
O coordenador da Defesa Civil, Ricardo Cardoso dos Santos, explica que a elaboração do Plamcon é um processo técnico e participativo, que envolve diferentes setores da administração pública, órgãos de defesa civil e representantes da sociedade.
“Desta forma, a consulta pública constitui uma etapa essencial, pois possibilita que a comunidade contribua com sugestões, observações e informações complementares, garantindo que o plano reflita a realidade local e as necessidades específicas do município”, explica Santos.
Ainda conforme ele, a participação popular fortalece a transparência, a legitimidade e a efetividade das ações previstas no Plamcon, promovendo o engajamento coletivo na prevenção e gestão de situações de emergência. “A consulta pública representa um importante instrumento democrático para a construção de um plano mais completo, eficiente e alinhado ao interesse público”, completa.
A participação da comunidade é fundamental para garantir que o Plamcon reflita as necessidades locais e fortaleça as ações de prevenção e resposta a emergências no município.









