Contrabaixista, compositor, arranjador e educador de música instrumental brasileira e autoral, Fuca é de Ubatuba e ministrará oficinas gratuitas de iniciação à improvisação, começando por Caraguatatuba. O evento conta com 15 vagas para músicos iniciantes e intermediários de todas as idades e acontecerá na Escola de Música e Estúdio E-Brasil, nesta segunda-feira (10) as 19h30, no centro da cidade. As inscrições já podem ser feitas diretamente com a E-Brasil.
A oficina terá foco na cadência de 12 compassos, do ritmo Blues, podendo ser tocada com qualquer instrumento. Durante o encontro, Fuca compartilha sua maneira de pensar a improvisação, explorando forma, ritmo, melodia e harmonia. Os participantes deverão levar seu próprio instrumento para participarem da oficina.
O compositor de “Doce de Leite”, “Nina” e “Papillon” sempre foi influenciado por artistas como Edu Lobo, Guinga e Antônio Carlos Jobim. Suas principais referências que o fizeram mergulhar no universo da música instrumental foram Dave Brubeck, Charles Mingus, John Coltrane, Herbie Hancock e, no Brasil, a Orquestra Popular de Câmara e Dorival Caymmi.
A oficina faz parte do projeto Turnê Fuca 2025, aprovado por edital do Proac, pelo qual já passou por 7 cidades do estado desde agosto.
Circulação pelo ProAc
Fuca está circulando pelo estado de São Paulo desde agosto com o projeto Fuca Trio, formado por Fuca no contrabaixo, Adriano Magoo nos teclados e Leo Susi na bateria. O trio propõe uma imersão sonora vibrante, unindo jazz, música popular brasileira e elementos de rock e fusion em apresentações marcadas por temas, diálogos sonoros improvisados e uma narrativa de composições próprias. A direção musical é assinada por Sizão Machado, contrabaixista de prestígio no cenário nacional e internacional. A circulação foi aprovada em edital do ProAc, realizado através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura e Governo Federal.
A circulação prevê 10 shows gratuitos em diferentes cidades do estado, além de três oficinas de iniciação à improvisação, fortalecendo o compromisso com a democratização do acesso à música de qualidade. O músico já está em sua sétima apresentação e já passou por Campinas no interior do estado compondo a programação da Mostra Jazz, Caraguatatuba, São Sebastião, Taubaté, Jacareí, Limeira e Santos.










