Devido à alta incidência da doença entre a população masculina, o poder público aderiu à campanha Novembro Vermelho para reforçar a importância da prevenção e cuidados com a saúde bucal.
O trabalho de conscientização já foi intensificado nos consultórios odontológicos de todas as Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba e segue durante todo o mês. Os pacientes que fazem parte do grupo de risco — homens acima de 40 anos, fumantes, alcoolistas, pessoas que trabalham expostas ao sol sem proteção adequada, com baixa imunidade, má higiene bucal, próteses que causam ferimentos ou expostas ao HPV — são avaliados quanto à presença de lesões com características suspeitas, como machucados que não cicatrizam por mais de duas semanas, caroços ou manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na cavidade bucal.
Durante as consultas, os profissionais prestam orientações de prevenção, como evitar o uso do cigarro, moderar o consumo de álcool, proteger os lábios do sol, manter a higiene bucal, consultar o dentista regularmente e realizar o autoexame.
Em caso de dúvida sobre qualquer lesão na cavidade bucal, o paciente deve procurar o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde de referência da sua região para avaliação.
A prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados no tratamento e na cura da doença. O trabalho é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal.









