A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou, na última quinta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, o Workshop de Libras – Comunicação Acessível no Atendimento Público, voltado aos servidores municipais.
A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais para o uso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo a proporcionar um atendimento mais acessível, empático e inclusivo às pessoas surdas.
O workshop integra as ações do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência de Ilhabela, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa busca introduzir os participantes à Libras como língua e expressão cultural da comunidade surda, além de desenvolver habilidades de comunicação básica, estimular o respeito à diversidade linguística e fortalecer práticas inclusivas no serviço público.
Com base na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Lei nº 10.048/2000, que garantem atendimento prioritário e acessível às pessoas com deficiência, a capacitação apresentou um conteúdo abrangente. Durante o evento foram abordados temas como acolhimento e sensibilização; introdução à Libras; alfabeto manual (datilologia); sinais de cumprimento e expressões cotidianas; sinais utilizados em repartições públicas; e dinâmicas de valorização da diferença. Após passar por todas essas temáticas, a apresentação proporcionou uma reflexão final: “O surdo tem o direito de ser surdo. Respeitar é incluir”.
O workshop foi conduzido de maneira interativa, com dinâmicas em grupo, recursos visuais e atividades práticas que favorecem a vivência da comunicação em Libras e o contato com aspectos da cultura surda.
A formação foi ministrada pela intérprete e especialista em Libras, Thalita da Silva de Carvalho, pedagoga, graduanda em Letras – Libras e especializada em Intervenções Psicossociais no Contexto das Políticas Públicas.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, Alessandro Carvalho Vieira, a comunicação é um direito de todos. “Capacitar nossos servidores para compreender e acolher melhor as pessoas surdas é um compromisso da gestão do prefeito Toninho Colucci, um passo importante para tornar o atendimento público mais humano e inclusivo em Ilhabela”, ressaltou.









