Por Danilo Costa
Depois de uma semana de estabilidade, a região entra em um período de aquecimento mais intenso, favorecido pela mudança gradual dos ventos, que ajudam a elevar as temperaturas.
Durante a manhã desta sexta-feira (28), já era possível perceber o início desse aquecimento, com mínimas mais altas em comparação aos últimos dias e maior presença de nuvens no leste paulista, especialmente no Vale, litoral norte e áreas próximas ao sul de Minas.
No Vale Histórico, por outro lado, o amanhecer foi de céu aberto.
As máximas devem superar os 30°C em grande parte do Vale do Paraíba ainda nesta sexta, enquanto no Litoral Norte os termômetros devem oscilar entre 27°C e 28°C.
Nas áreas mais altas da Mantiqueira, como Campos do Jordão, o frio da madrugada permanece, com mínimas entre 9°C e 12°C.
O calor aumenta e a umidade cai no fim de semana
Sábado (29) e domingo (30) devem ser de sol predominante e temperaturas elevadas. No Litoral Norte, as máximas podem chegar aos 30°C, enquanto o Vale do Paraíba deve registrar picos entre 32°C e 34°C.
A tendência é de valores ainda mais altos na segunda-feira (1º), com céu aberto e pouca umidade.
A combinação de calor e tempo seco deve reduzir a umidade relativa do ar para índices abaixo de 30% em diversas cidades, condição que exige cuidados extras com hidratação, atividades físicas e exposição prolongada ao sol.
A trégua nos dias de forte calor deve ocorrer apenas na terça-feira (2), quando a aproximação de um cavado atmosférico aumenta a instabilidade e traz de volta as pancadas de chuva para a região.
Foto: Reprodução / Matheus Soares









