Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas

fg357914

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto do Executivo que aumenta o número de estâncias turísticas de 70 para 78. Aprovado em Sessão Extraordinária realizada nesta quarta-feira (3), o PL 1274/2025 oficializa a promoção de oito Municípios de Interesse Turístico (MITs) à categoria de estância após cumprirem os requisitos estabelecidos em lei.

Foram promovidas as cidades de Tatuí; Jaú; Botucatu; Guararema; Sertãozinho; Buritama; Apiaí; e Barra do Turvo. O mesmo projeto inclui as cidades de São José do Rio Preto; Piracicaba; Pirassununga; e Pedregulho na lista dos MITs com acesso aos recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). Além das 78 estâncias, terão acesso ao Fundo um total de 136 MITs.

A ampliação só será possível por causa da aprovação de outro projeto do Executivo em Plenário na tarde de hoje, o PL 1273/2025, que amplia o número de cidades habilitadas a receber recursos do Fumtur. Hoje, o número máximo é de 70 estâncias turísticas e 140 MITs. Depois de o projeto ser sancionado, o limite passará a ser 80 estâncias e 165 MITs. Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e seguem para sanção do governador.

“Nós temos várias cidades com essa proposta turística. Quando aumentamos esse número, estamos atendendo muitos municípios. São Paulo tem essa necessidade. A Assembleia e o governador, mais uma vez, acertam e o Turismo vai ganhar muito com esses projetos que estão sendo aprovados no dia de hoje”, disse o líder do Governo na Casa, deputado Gilmaci Santos (Republicanos).

O presidente da Comissão de Turismo da Casa, deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD), disse que a iniciativa do Executivo devolve segurança jurídica ao sistema turístico e garante que o Fumtur volte a operar com transparência e proporcionalidade. “Isso fortalece os municípios, melhora a gestão dos recursos e ajuda o turismo a continuar gerando desenvolvimento, emprego e renda em São Paulo.”

Por sua vez, o líder da bancada da Federação PT/PCdoB/PV, deputado Donato (PT), demonstrou preocupação em relação ao contingenciamento dos recursos voltados ao Turismo. O parlamentar afirmou que o Executivo deixou de repassar recursos de 2023 a 2025, totalizando mais de R$ 1,5 bilhão que deveriam chegar às estâncias e aos MITs.

“Espero que, a partir da aprovação desse projeto, não só o governo pague, como também restitua aos municípios esses recursos, para que a gente possa, de fato, estimular o turismo. Que essa lei não seja apenas letras mortas no papel e reverta em investimento nos municípios para melhorar a qualidade de suas atrações turísticas”, defendeu Donato.

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam