São Sebastião tem força-tarefa integrada para investigar e combater crimes ambientais

WhatsApp Image 2025-12-08 at 16.13.03

A Prefeitura de São Sebastião intensificou as ações de enfrentamento a crimes ambientais, como ocupações e invasões em áreas irregulares, parcelamento ilegal do solo, supressão de vegetação nativa e outras práticas que comprometem a integridade ambiental e colocam em risco a segurança da população. A nova força-tarefa tem como objetivo identificar, investigar e coibir essas irregularidades, além de responsabilizar autores, articuladores e eventuais financiadores envolvidos nas ações ilícitas.

Há cerca de três meses, foi instituído no município a ‘Operação Sufoco’, composta por equipes da Prefeitura, por meio das Secretarias de Segurança Urbana (Segur), Meio Ambiente (Semam), Serviços Públicos (Sesep), Urbanismo (Seurb), Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Assuntos Jurídicos (Sajur), Governo (Segov) e Fazenda (Sefaz), além do Gabinete. A iniciativa conta também com a participação integrada da Polícia Civil (Delegacia Seccional do Litoral Norte), Polícia Militar (20º Batalhão/1ª Companhia) e Polícia Militar Ambiental.

Pelo menos uma vez por mês, o grupo se reúne na Delegacia Seccional do Litoral Norte para avaliar situações que representam risco ao município e definir estratégias de atuação, que incluem desde ações de fiscalização até medidas mais restritivas. A partir desses encontros, foram realizadas intervenções nos núcleos Barreira/Barreirinha, em Cambury, na Costa Sul, após denúncias de abertura de vias clandestinas, supressão de vegetação nativa, descarte irregular de resíduos e possível parcelamento irregular do solo.

No primeiro ponto vistoriado, as equipes constataram abertura de via com aterro, retirada de vegetação e descarte de resíduos de poda e construção civil. Foram identificadas, ainda, cercas demarcando lotes destinados a futuras construções irregulares.

Em outra área, foi detectada abertura clandestina de acesso, supressão de vegetação e avanço de aterro em direção à Rodovia Manoel Hippolyto do Rego, indicando a tentativa de criação de uma nova rota para expansão ilegal da ocupação.

A fiscalização também esteve no Sertão da Baleia Verde, onde trabalhou para impedir o avanço de construções irregulares, loteamentos clandestinos e a retirada ilegal de vegetação. Na Rua Terra de Santa Cruz, foram identificados 14 lotes com supressão de vegetação nativa sem autorização do órgão ambiental competente, além de atividades de aterro e obras em andamento sem licenciamento.

A gestão municipal reforça que continuará atuando de maneira rigorosa, integrada e permanente para proteger áreas ambientalmente sensíveis, prevenir riscos à população e assegurar o cumprimento das normas que regulam o uso e a ocupação do solo em São Sebastião. O município reafirma seu compromisso com a legalidade, a preservação do patrimônio ambiental e a defesa do território sebastianense.

Denúncias podem ser registradas pelos canais oficiais da Prefeitura e pelos telefones 153 (Polícia Municipal), 3892-6000 (Fiscalização Ambiental), 190 (Polícia Militar) e 181 (Polícia Civil).

Compartilhe nas Redes Sociais

slot server malaysia slot server thailand slot server kamboja slot server vietnam slot server luar SLOT SERVER KAMBOJA SLOT SERVER VIETNAM SLOT SERVER THAILAND slot server kamboja slot server luar nuke gaming slot slot server vietnam slot server thailand slot server kamboja mahjong ways 2 slot server belanda slot server jepang slot server china nuke gaming slot slot server china slot server spain slot server singapore mahjong ways 2 slot server luar slot server vietnam