Cerca de 30 funcionários da Secretaria de Mobilidade e Segurança de Ilhabela e terceirizados ligados à gestão do trânsito participaram, na última segunda-feira (8), da formação “Atualização de Fiscalização e Preferências no Trânsito” na Ilhabela Escola Técnica (IETEC).

As aulas foram ministradas por Douglas Bonani Barbosa Lima, Chefe de Fiscalização de Trânsito do Detran-SP, e abordaram as principais normas de circulação e conduta, regras de parada e estacionamento, além da fiscalização. A formação abordou ainda a hierarquia das responsabilidades no trânsito, segundo a qual veículos de maior porte devem garantir a segurança dos menores, e todos devem atuar para proteger os pedestres.

Os alunos ainda receberam conselhos sobre como proceder durante as autuações de alcoolemia na direção de veículos automotores e nas fiscalizações de motocicletas, com especial atenção à conferência dos lacres e número do chassi das motos para a identificação de possíveis fraudes.
Durante a tarde, outra turma formada por 13 funcionários das empresas terceirizadas que gerenciam as operações e cobranças do Aquabus e da Zona Verde e Azul (estacionamento rotativo) recebeu orientações do secretário Adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, sobre novos meios de pagamento.
Autoridades reforçam importância da organização do trânsito na alta temporada
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, visitou os participantes durante a aula matutina e reforçou o papel dos agentes de trânsito e demais responsáveis pela organização de veículos na cidade.
“Ilhabela é uma cidade única e com um trânsito diferente das demais. Enquanto nos outros municípios o fluxo intenso ocorre durante a semana, em Ilhabela é aos fins de semanas que temos maior movimento. São muitos carros e poucas vias principais e, por isso, vocês como gestores do trânsito precisam agir com muito bom senso, sempre com o cuidado que a nossa cidade merece”, destacou.
O secretário de Mobilidade e Segurança, Lucas de Oliveira, também lembrou que o trânsito da cidade guarda surpresas e que a gestão de trânsito precisa estar sempre preparada para cenários desafiadores.
“Recentemente, nós tivemos um fim de semana com tanto fluxo de carros que entraram na ilha que a circulação foi muito próxima ao que nós temos no Réveillon, um dos maiores picos de circulação. Isso nos coloca em alerta e mostra o preparo que precisamos ter para manter a cidade transitável, mesmo nas piores condições”, alertou.
Participaram da capacitação os agentes de trânsito de Ilhabela, funcionários da secretaria de Mobilidade e Segurança e funcionários das empresas Ala e Jota Prado.









