Por Danilo Costa


O levantamento mais recente da Companhia Ambiental do Estado de SP (Cetesb), divulgado nesta quinta-feira (11), revelou que seis praias de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela não estão liberadas para banho, acendendo o alerta às vésperas da alta temporada na região.
Monitoramento estadual revela praias irregulares
O relatório integra o Mapa de Qualidade das Praias, divulgado semanalmente pelo órgão ambiental.
No total, 175 pontos são analisados em todo o Estado, e 6 foram classificados como impróprios no Litoral Norte, resultado de alterações na água que oferecem risco à saúde dos banhistas.
O diagnóstico leva em conta principalmente a presença de bactérias de origem fecal, mas outros fatores também podem provocar a restrição, como floração de algas tóxicas, derramamento de óleo e surtos de doenças de transmissão hídrica.
Praias do Litoral Norte que estão impróprias nesta semana:
Ubatuba
- Praia do Itaguá.
São Sebastião
- Prainha;
- Boiçucanga.
Ilhabela
- Praia do Sino;
- Praia Itaguaçu;
- Praia da Feiticeira.
Ainda segundo a Cetesb, a balneabilidade na região é, em geral, superior à da Baixada Santista devido à menor densidade urbana e à maior capacidade de renovação natural da água.
Ainda assim, períodos de chuva intensa, falhas na rede de esgoto e aumento do fluxo turístico podem comprometer trechos específicos.
O que isso significa para os banhistas?
A classificação “imprópria” indica risco de contaminação e possibilidade de sintomas como náuseas, dor abdominal, febre e infecções de pele e ouvido.
A recomendação é evitar o mergulho até que a próxima atualização confirme a normalização dos índices.
Foto: Reprodução / Raízes Surf









