Na última sexta-feira (12), o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Ilhabela (IlhabelaPrev) formou uma nova turma com cerca de 30 funcionários, por meio do Programa de Preparação para Aposentadoria da instituição, desta vez com foco na saúde e bem-estar físico e emocional dos servidores.

Os selecionados para o evento fazem parte do público com idade próxima à aposentadoria e receberam orientações e dicas de três palestrantes, especialistas em diferentes áreas da saúde.
O instituto já havia realizado uma série de encontros tendo a educação financeira como destaque, com reflexões importantes sobre orçamento, consumo consciente, reserva financeira e tomada de decisões mais seguras para a vida pós-carreira. Agora, o IlhabelaPrev avança para uma dimensão social igualmente importante: o cuidado com a saúde física e emocional, compreendendo que a aposentadoria não se resume ao equilíbrio financeiro, mas à construção de uma rotina saudável, ativa e com sentido de vida.
O agente previdenciário Alexandre Tadeu Madio, que atuou como facilitador do tema de educação financeira em etapas anteriores, abriu o encontro com os servidores, seguido do Diretor de Finanças e Administração, Maurício da Costa Barbosa, e a Diretora-Presidente, Neilde Maria dos Santos Salomão.
A enfermeira e servidora pública Alessandra Gonçalves Jesus deu início ao ciclo de palestras abordando a resistência natural que as pessoas costumam apresentar diante de processos de mudança, como a transição entre a vida ativa e a aposentadoria. Por meio de dinâmicas que valorizam a inspiração, ela compartilhou orientações para que servidores próximos de se aposentar façam escolhas conscientes, capazes de promover benefícios integrais à saúde, considerando corpo, mente e relacionamentos.
A segunda palestra foi conduzida pela estudante de Psicologia e servidora Verônica Assis, que refletiu sobre o estigma social ainda associado à aposentadoria. A palestrante convidou o público a enxergar essa fase como um campo fértil de possibilidades, seja para aproveitar as diversas opções de lazer oferecidas por Ilhabela, seja para iniciar uma nova trajetória profissional, com sentido e propósito.
Para encerrar o encontro, o estudante de Educação Física e servidor público Jorge Adriano de Oliveira Alves destacou a importância de que a transição para a aposentadoria não seja acompanhada pelo sedentarismo. Ele apresentou os principais riscos relacionados à falta de atividade física e finalizou sua palestra conduzindo uma sequência de exercícios e passos de dança, que animou e envolveu todos os participantes.
O evento ocorreu em um momento especial, logo após as celebrações de 20 anos de existência do IlhabelaPrev, comemorados no dia 28 de novembro. A trajetória do instituto é marcada pelo compromisso, cuidado e responsabilidade com a gestão previdenciária e com a vida dos servidores públicos municipais.









