Serra ‘Velha’ da Tamoios.

Por Danilo Costa
O período de festas de fim de ano trará um movimento intenso na Rodovia dos Tamoios.
Entre 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026, a Concessionária Tamoios estima a circulação de cerca de 624 mil veículos pelo trecho que liga São José dos Campos ao litoral norte.
Reforço operacional para motoristas
Segundo informações da concessionária, a empresa irá reforçar o efetivo operacional, disponibilizando guinchos extras e ampliando a presença de equipes nas pistas.
Nas praças de pedágio, a chamada Operação Papa Filas, em que funcionários realizam a cobrança antecipada diretamente nos veículos na fila ou pela abertura de cabines extras, poderá ser acionada conforme a demanda, agilizando a passagem de carros nos horários de maior movimento.
Durante toda a operação, não haverá interdições noturnas nos túneis, entre 19 de dezembro e 5 de janeiro, para não prejudicar o fluxo de veículos.
Já as obras programadas no sentido litoral, entre São José dos Campos e Caraguatatuba, estarão suspensas a partir das 14h desta terça-feira (23) até o dia 5 de janeiro.
No sentido oposto, as atividades serão interrompidas apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Nos demais dias, os serviços poderão ocorrer de forma condicional ao movimento registrado na rodovia.
Orientações para acesso às serras e contornos
Ainda segundo a Concessionária, a Serra Antiga continuará sendo utilizada como pista de descida em direção ao litoral, enquanto a Serra Nova funcionará como pista de subida.
O Contorno Norte oferece acesso à região de Massaguaçu e Ubatuba, e o Contorno Sul liga Caraguatatuba a São Sebastião, com acesso próximo ao porto e à balsa de Ilhabela.
Motoristas que descem pela Serra Antiga podem acessar os contornos nos km 82.
Para seguir em direção a Massaguaçu ou Ubatuba, é preciso realizar um retorno cerca de 500 metros à frente.
Para quem segue sentido São Sebastião, basta acessar a alça correspondente e continuar no trajeto.

Serra ‘nova’ da Tamoios.
Pedágio eletrônico e orientações de pagamento
No Contorno Sul, o pedágio eletrônico “free flow” opera no km 13,5, com tarifa básica de R$ 5,50 nos dois sentidos.
Motoristas sem TAG podem efetuar o pagamento posteriormente pelo pelo aplicativo Tamoios Free Flow, ou nos totens disponíveis nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), localizados nos km 10,8 e 20.
Informações sobre trânsito, condições climáticas e horários de pico podem ser consultadas em tempo real no site oficial da Concessionária Tamoios.
Fotos: Divulgação / Concessionária









