Considerada um dos destinos mais valorizados da escala de cruzeiros brasileira, Ilhabela recebe, nesta semana, quatro navios que irão movimentar o cenário econômico da cidade com mais de 13 mil passageiros. Nesta época, o perfil dos embarcados costuma ter como predomínio as famílias que aproveitam para curtir a virada do ano a bordo.

O primeiro navio a desembarcar foi o MSC Fantasia, nesta segunda-feira (29), com 4,3 mil turistas majoritariamente argentinos e, na terça-feira (30), a cidade recebe mais 2,5 mil visitantes do MSC Sinfonia.
Na sexta-feira (2), Ilhabela volta a acolher turistas argentinos com os 3,8 mil passageiros do Costa Favolosa e, no sábado (3), é a vez do MSC Harmonia com 2,5 mil turistas.
Geração de emprego e renda
Até abril de 2026, são 53 escalas confirmadas com aproximadamente 223 mil passageiros e tripulantes.
As paradas na cidade devem injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local, valor que beneficia diretamente restaurantes, bares, comércio, guias de turismo, transportes, passeios e serviços em geral.
Com localização estratégica no Litoral Norte de São Paulo, além de atrativos naturais e culturais próximos ao ponto de desembarque, Ilhabela reforça sua posição como um dos principais destinos de cruzeiros do Brasil.
Aos visitantes, a cidade oferece experiências como passeios de jipe, mergulho, trilhas, cachoeiras, praias paradisíacas e uma rica cena gastronômica e cultural, que inclui aspectos relacionados aos ciclos históricos da cana-de-açúcar e do café, além das comunidades tradicionais caiçaras do arquipélago.









