A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), reforçou as ações de abordagem social especializada, com foco no monitoramento, orientação e atendimento à população em situação de rua e em condição de vulnerabilidade social, especialmente na região central do município.

No período de três dias, foram realizadas 34 abordagens sociais, das quais duas crianças, sendo 28 com homens e seis com mulheres. Dentre os atendimentos, três resultaram no levantamento de demanda para que a gestão tenha dados para viabilizar o adiantamento a partir da retomada do expediente para concessão de passagens (recâmbio) com vistas ao retorno para o convívio familiar ou o deslocamento assistido para outros municípios.
As ações se concentraram em pontos estratégicos de maior circulação de pessoas e desse grupo vulnerável, como o Terminal Rodoviário, entorno de supermercados e padarias, Praça do Coreto, Rua da Praia e áreas próximas às sedes da Sedes e da Secretaria de Saúde, locais identificados como prioritários para a atuação das equipes técnicas.
A secretária-adjunta da Sedes, Jéssica Marcelo, ressaltou que, mesmo durante o período de recesso das unidades socioassistenciais, o atendimento foi mantido.

As equipes técnicas, compostas por assistentes Sociais e psicólogas e apoio logístico, permaneceram em atuação para garantir o acompanhamento necessário. “A abordagem social tem caráter prioritariamente educativo e busca o encaminhamento adequado aos serviços da rede de proteção social”, destacou.
De acordo com a Secretaria, as ações de abordagem social terão continuidade nos próximos dias, com atuação itinerante e ampliação para outras regiões do município, conforme o cronograma estabelecido e a identificação das demandas locais, assegurando o acompanhamento e o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.









