Após ser eleita em 2009 como a oitava entre as 10 praias mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês “The Guardian”, a praia da Fazenda (foto), em Ubatuba, volta ao ranking de belezas na categoria, dessa vez pela National Geographic (NG) do Reino Unido.

O local ficou em quinto lugar, atrás apenas de praias do estado do Rio de Janeiro e de Fernando de Noronha, no litoral do Nordeste.
De acordo com a NG, a Fazenda compõe uma baía paradisíaca, onde as montanhas de mata densa encontram as margens sinuosas do Rio Picinguaba – em que as águas rasas permitem a travessia a pé até uma faixa de areia clara. A praia é um refúgio de tranquilidade e, por estar em uma área de proteção ambiental e habitada por comunidades tradicionais, a infraestrutura é escassa – atualmente, o único quiosque é o restaurante Sabores do Quilombo, aberto diariamente, das 9h às 17h30.
Desde 2023, o local é classificado como parte das rotas turísticas de turismo étnico ou afroturismo pelo Governo do Estado de São Paulo. No caso de Ubatuba, a chamada Rota da Liberdade destaca o Quilombo da Fazenda, localizado na região norte do município.
O Turismo de Base Comunitária (TBC) vem se consolidando como uma importante alternativa econômica para as famílias do Quilombo da Fazenda. A iniciativa integra a chamada Rota Quilombola de Turismo da Casa de Farinha, que inclui a Praia da Fazenda como um de seus pontos estratégicos. No local, visitantes têm a oportunidade de conhecer o território a partir da vivência com os moradores, participando de trilhas guiadas por monitores locais, visitas a sistemas agroflorestais, passeios de barco, atividades com artesãos e rodas de conversa com os griôs da comunidade. A programação também valoriza a cultura tradicional, com apresentações do grupo de jongo “Ô de Casa”, mantendo a tradição da identidade quilombola e a relação histórica entre o território, a praia e os modos de vida tradicionais.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento internacional da Praia da Fazenda entre as dez mais bonitas do Brasil, principalmente, por destacar a importância de um território que preserva sua cultura, sua história e seus modos de vida tradicionais.
Isso fortalece um modelo de desenvolvimento que respeita as pessoas, o território e a riqueza cultural que fazem de Ubatuba um destino único”, comentou o secretário de Turismo de Ubatuba, Anderson Paiva.









