Por Danilo Costa
A combinação entre temperaturas elevadas e alta umidade mantém municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte em estado de atenção nos próximos dias.
Um aviso da Defesa Civil do Estado de São Paulo aponta que, até a próxima segunda-feira (26), o padrão climático favorece a ocorrência de chuvas típicas de verão, com potencial para transtornos pontuais, principalmente no fim do dia.
Sistema atmosférico favorece instabilidade no período da tarde e noite
A atuação de um sistema atmosférico impede a formação de frentes frias e sustenta o calor ao longo das tardes.
O sol aparece entre nuvens durante o dia, mas o aumento da instabilidade atmosférica deve provocar pancadas de chuva, concentradas entre o final da tarde e o período noturno.
No Vale do Paraíba, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada, enquanto o calor segue predominante, com mínima de 17ºC e máxima de 27°C em São José dos Campos.
Já no Litoral Norte, o cenário inspira maior cautela. Modelos de previsão indicam volumes mais expressivos de chuva, sobretudo em cidades como Ubatuba, onde as temperaturas devem oscilar entre 20°C e 27°C ao longo do fim de semana.
A umidade vinda do oceano intensifica as precipitações, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Defesa Civil monitora áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos
Por conta desse cenário, a Defesa Civil mantém atenção redobrada nas áreas litorâneas, consideradas mais vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente em regiões de encosta, como a Vila Sahy.
No local, há quase três anos, um episódio de chuva extrema ultrapassou 600 milímetros em poucas horas, soterrou residências, provocou 64 mortes, deixou uma pessoa desaparecida e cerca de dois mil desabrigados, segundo dados da Defesa Civil.
Foto: Imagem ilustrativa









